Pra todos

Crianças da Cohab participarão de festival de férias

Mil famílias que moram em residências do programa habitacional do Município nos Residenciais Aroeira e Imbuia, no Santa Cândida, receberam as atividades do Festival de Férias de Verão, entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23). A programação organizada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) é destinada a crianças de 6 a 12 anos com a realização de atividades esportivas e recreativas.

Os equipamentos da SMELJ foram instalados em um terreno em frente ao conjunto Aroeira III, em atendimento a uma solicitação do departamento de serviço social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Nos três dias de atividade, aproximadamente 300 crianças da comunidade brincaram e se divertiram com a cama elástica, jogos gigantes, perna de pau, blocos de montar e outros brinquedos.

A realização nos conjuntos da Cohab encerra a edição 2015 do Festival de Férias de Verão, que teve início no dia 12 de janeiro, com atividades nas nove administrações regionais da cidade. Sempre entre 14 e 17 horas, os jogos e brinquedos foram montados em Ruas da Cidadania, Centros de Esporte e Lazer, praças, parques, escolas da rede municipal de ensino e em espaços das associações de moradores de bairros. Ao todo foram atendidas mais de 13 mil crianças.

No primeiro dia de atividades para a comunidade atendida pela Cohab houve a participação da Secretaria Municipal do Abastecimento, que ministrou uma oficina sobre alimentação saudável. Todas as atividades foram gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia. No fim das tardes foi oferecido um lanche a todos os participantes.

Diversão

A moradora do Residencial Aroeira VI, Jéssica dos Santos, de 22 anos, resolveu levar o casal de filhos para aproveitar as brincadeiras. Moara, de 6 anos, e Pietro, de 2 anos, gostaram tanto do primeiro dia que insistiram para voltar nas tardes seguintes. “Eles adoraram. O Pietro preferiu os blocos de montar e a Moara a cama elástica. Ótima esta iniciativa de trazer diversão para nossas crianças”, diz ela.

Já Alexandra Ramos, de 70 anos, acompanhou o bisneto Wesley, quatro anos. “Hoje de manhã ele ficou pendurado na janela para ver que horas iam começar a montar. Chegou a sonhar com a cama elástica”, conta ela, que é moradora do Aroeira V.

Conjunto

As mil unidades dos residenciais Aroeira e Imbuia foram entregues ano passado para moradores que foram retirados de áreas de risco social e para famílias inscritas na fila da Cohab com renda até R$ 1,6 mil.

Após anos vivendo em uma ocupação irregular no Barreirinha, Alexandra está satisfeita com o novo lar. “Está sendo uma maravilha morar aqui, o lugar é tranquilo, o apartamento muito bem acabado e com espaço para as crianças brincarem. Para nós é uma vida nova”, afirma.