Após um mês

Skatistas mortos na Graciosa recebem homenagem

Um mês depois do acidente que causou a morte de dois skatistas na Estrada da Graciosa, parentes e amigos fizeram uma homenagem em memória dos jovens. Na tarde deste domingo (18), o grupo, com cerca de 50 pessoas, colocou duas cruzes no canteiro lateral da curva onde Willyan Camargo, 21 anos, e Otávio Gabriel Machado, 16, bateram de frente com um caminhão carregado com 50 toneladas de pedra, que subia a estrada rumo à BR-116.

Naquela quinta-feira (18/12), os dois jovens, acompanhados de mais três amigos, desciam a Graciosa com skates longboard. Era a primeira vez que Otávio fazia a descida em velocidade e Willyan o acompanhou, enquanto os demais observavam. Na curva, que oferece pouca visibilidade, a dupla não conseguiu desviar do caminhão. Willyan morreu na hora. Otávio foi socorrido de helicóptero ao Hospital do Trabalhador, mas morreu 8 dias depois.

Parentes e amigos fizeram uma homenagem em memória dos jovens. (Foto: Gerson Klaina)

O motorista do caminhão não parou no local, por medo de ser agredido pelos amigos das vítimas. Cerca de 30 minutos depois, ele se apresentou no posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), na entrada da Graciosa. Relatou aos policiais o que tinha acontecido, fez teste do bafômetro e foi liberado.

“Ele não tem culpa. Estava trabalhando e subia devagar. Os meninos é que estavam no lugar errado”, disse Jair Ribeiro de Camargo, pai de Willyan. “Eles se arriscavam nesse esporte. Tem um vídeo, feito com a câmera presa ao capacete, em que da para ver a velocidade que alcançavam”, relatou Jair.

Ele pretende ir à Câmara Municipal de Quatro Barras no próximo mês para pedir algumas alterações na curva. Para Jair, a simples instalação de prismas-catadióptricos (olho de gato) nas faixas laterais e no meio da pista, já seria obstáculo suficiente para impedir a descida de skate em velocidade.

Os garotos eram moradores da região do bairro Tingui em Curitiba. Willyan praticava a modalidade downhill há cerca de três anos e cursava engenharia. Otávio praticava o esporte há pouco tempo.