Nos 'trinques'

Canais do Boqueirão passam por limpeza nesta semana

A Prefeitura Municipal de Curitiba está limpando e desobstruindo aproximadamente 2,7 mil metros dos canais na região da Vila Pantanal – no Alto Boqueirão – com uso de escavadeiras hidráulicas de grande porte. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Durante as atividades desta quarta-feira (14), um dos funcionários encontrou um corpo carbonizado.

A limpeza começou no dia 5 de janeiro e deve terminar no início de fevereiro. O canal de drenagem que se estende entre o viaduto da Marechal Floriano Peixoto e segue em direção à Vila Pantanal, absorve a vazão das águas da região do Alto Boqueirão.

“A remoção do material sedimentado permite melhor escoamento da drenagem da região, evitando assim problemas de alagamentos com as chuvas desta época do ano”, afirma o administrador da Regional Boqueirão, Augusto Meyer Neto.

Por se tratar de uma região muito plana, foram abertas valas de drenagem que ajudam no escoamento das águas, o que não era uma solução definitiva. “Esta é uma ação permanente nesta que é uma das regiões que recebe uma carga de chuvas grande e para garantir que não ocorram alagamentos na região, realizamos a drenagem dessas valas minimizando alagamentos na região” disse Wilson Machado, diretor do Departamento de Pontes e Drenagens da Prefeitura.

“A limpeza solicitada pela comunidade veio na hora certa, pois os meses de janeiro e fevereiro são muito chuvosos e essa intervenção da Prefeitura vai reduzir os problemas da região permitindo que as águas das galerias tenham saída”, diz Edson Carlos Klemz, morador da região e presidente do Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (NUPDEC) do Alto Boqueirão.

A Prefeitura de Curitiba solicita à população que colabore com a manutenção da limpeza nos rios e em suas margens. Denúncias sobre descarte irregular de lixo nestas áreas podem ser feitas pelo telefone 156.