Não tá fácil

Curitiba está entre as 200 cidades mais caras do mundo

Em uma comparação internacional envolvendo quase 2 mil cidades, Curitiba aparece entre as 200 mais caras para se viver. A capital do Paraná é a 153ª cidade com o maior índice de custo de vida no mundo, segundo a ferramenta on-line Expatisan. A boa notícia é que, na comparação com outras capitais brasileiras, Curitiba só é mais cara do que Salvador e Fortaleza.

A cidade mais cara para se viver no Brasil é o Rio de Janeiro (é a 91ª do mundo), seguida por São Paulo (98ª). Elas têm custo de vida parecido com o de cidades europeias como Berlim, Barcelona e Madri. As Ilhas Cayman são consideradas o local mais caro do mundo, com custo de vida 85% maior do que no Rio de Janeiro, por exemplo. Elas são seguidas por Londres, Hong Kong e Zurique, na Suíça.

O ranking da Expatisan é elaborado com dados fornecidos por internautas, que atualizam o custo de produtos e serviços em cada cidade. A ferramenta ajuda expatriados e turistas a compararem os preços antes de embarcarem em uma viagem.

Os custos de Curitiba são 27% menores do que os do Rio de Janeiro e 25% menores do que os de São Paulo, segundo a ferramenta. A maior diferença está no item moradia. Na comparação internacional, os preços da capital paranaense são parecidos com os praticados na cidade do Porto (Portugal) e Lima (Peru).

Como a ferramenta é colaborativa, a precisão das comparações depende dos preços colocados pelos internautas – os de Curitiba parecem corretos, embora haja casos em que os valores na prática podem ultrapassar bastante a cotação do site.