Frustrados

50% dos curitibanos desaprovam gestão de Fruet

Pesquisa divulgada pelo jornal Gazeta do Povo, aponta que a gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT) é desaprovada por 50% dos curitibanos. O levantamento é do Instituto Paraná Pesquisas. Em comparação  com o início do mandato, em abril de 2013, a popularidade do prefeito caiu sensivelmente. Na época Fruet era bem avaliado por 66% do eleitorado.

De acordo com Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, os números refletem a falta de realizações de Fruet nesses primeiros dois anos à frente da prefeitura. Segundo o levantamento, 47% dos eleitores afirmam que Gustavo Fruet não está cumprindo as promessas feitas durante a campanha e outros 15%, que ele cumpre apenas parcialmente os projetos que ajudaram a elegê-lo em 2012.

Para Hidalgo, o prefeito também enfrenta críticas recorrentes feitas a problemas herdados da gestão anterior, que para o especialista – já deveriam ter sido deixadas de lado na tentativa de justificar as dificuldades atuais.

Um dos pontos mais reclamados pelos pesquisados é a área de saúde: 38% dos curitibanos consideram qu eo prefeito não cumpre as promessas de propriciar melhor atendimento médico à população. Outro quesitos que também pesaram na má avaliação de Fruet é a educação, com 11%, a segurança e a mobilidade, com 9% cada uma, e ainda a construção de creches, lembrada por 5% do eleitorado.

A pesquisa foi realizada entre primeiro e 4 de dezembro, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.