Pontos de ônibus contam com mapas informativos

Foi concluída neste mês a instalação de mapas em 275 pontos de ônibus do centro de Curitiba. São oito modelos de mapas, com área de abrangência de dois quilômetros quadrados. Em julho será iniciada a instalação em pontos localizados nos bairros, com cobertura de oito quilômetros quadrados. Para os bairros, foram desenvolvidos treze diferentes modelos. Outro modelo foi elaborado especialmente para a Linha Turismo e poderá ser consultado em breve. Os custos estão sendo bancados pela Adshel, empresa que venceu a concorrência para instalação do novo mobiliário urbano.

Os mapas foram criados por técnicos do Ippuc e da Urbs. O trabalho começou em agosto do ano passado. Segundo o chefe do setor de editoração do Ippuc, Aulio Zambenedetti, foram pesquisados modelos gráficos adotados em cidades como Roma, Madri, Londres e Paris, entre outras. “Fizemos a compilação das informações e iniciamos testes de resolução gráfica e de entendimento da população”, relata. “Chegamos a um modelo com características próprias, como é o transporte de Curitiba.”

A instalação na área central começou em março. Os mapas foram colocados no fundo dos abrigos e estão protegidos por vidro. Eles foram confeccionados em material plastificado de alta resistência. Nos mapas, as ruas estão nominadas e os usuários da Rede Integrada de Transporte encontram informações sobre as linhas de ônibus que circulam pela região, assim como a localização de equipamentos de uso público, como escolas, unidades de saúde, parques e praças, por exemplo. “Queremos informar melhor a população que se locomove pela cidade e não conhece ao certo os serviços oferecidos no município”, diz a chefe do setor de mobiliário urbano, Maria Teodorovicz.

O resultado tem agradado. “Tem gente que liga para o Ippuc pedindo cópias dos mapas para levar para casa”, conta. “Uns porque acham bonito e outros porque querem sair de casa já com as informações de que necessitam para transitar por Curitiba.”

Voltar ao topo