Na canaleta

Homem fica em estado grave após ser atingido por ônibus

Adão Ferreira, de aproximadamente 35 anos, feriu-se gravemente ao ter o carro que dirigia atingido por um ônibus. A pancada foi no cruzamento da Avenida Paraná com a Rua Oswaldo Portugal Lobato, no Santa Cândida, por volta das 20h30 desta quinta-feira. Adão foi socorrido em estado grave, mas sem risco de morte.

Flávio da Rocha, 36 anos, cobrador do Interbairros III envolvido no acidente, contou que o ônibus e o carro iam no mesmo sentido da Avenida Paraná, em direção ao terminal do Santa Cândida. Porém o ônibus seguia pela canaleta e o automóvel na pista dos outros veículos. Na esquina do acidente, ambos pararam no semáforo vermelho. Quando abriu, disse o cobrador, o motorista do carro simplesmente fez uma conversão à esquerda, para entrar na Rua Oswaldo Portugal Lobato, sem ligar o pisca ou olhar a aproximação do ônibus. “O sinal abriu e ele simplesmente foi”, relatou o cobrador.

Logo que o Fiesta placa MZL-8819 (Araucária) em que Adão estava começou a cruzar a canaleta, foi atingido pelo Interbairros. O marceneiro Alexandre França, 40 anos, que estava na calçada esperando para atravessar a rua, disse que o carro rodopiou três vezes no ar, até cair metros adiante. Ele foi o primeiro a dar socorro à vítima. “Ele não estava bêbado. Estava consciente, indo visitar uma pessoa ali perto. Ele disse que é de Santa Catarina e estava com o carro de familiares. Nunca tinha andado por ali e não conhecia. Acho que foi desatenção mesmo”, analisou o marceneiro.

Alexandre ainda contou que, no momento da colisão, o motorista do ônibus percebeu que ia bater e buzinou. Esta foi a sorte de um casal de corredores que se exercitava na canaleta do expresso. Eles se assustaram com a buzina e olharam para trás. Assim tiveram tempo de perceber o acidente e correr para a pista do lado. Caso contrário, o Fiesta os teria atingido. Adão, que estava sozinho no carro, foi atendido pelo Siate e levado ao Hospital Cajuru.

O motorista e o cobrador do Interbairros contaram que tinham acabado de sair da garagem e estavam indo para o terminal do Santa Cândida, substituir outro coletivo que estava quebrado. Por isto, o veículo não transportava passageiros. O cobrador ia sentado num dos bancos da frente, conversando com o motorista.

Lineu Filho
Conversão pela canaleta pode ter causado do grave acidente.