E aí, tem coragem?

Cemitério terá visitação noturna em comemoração aos 160 anos

Nesta segunda-feira (01), o Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, comemora 160 anos de fundação e para celebrar a data, haverá atividades especiais, como uma visita noturna ao local. A programação para os dias 6 e 7 de dezembro está sendo organizada pela pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi.

Para a diretora do Serviço Funerário, Patrícia Carneiro, a ação de visitação ao cemitério é uma forma de valorizar a história da cidade e mostrar à população a importância na preservação dos cemitérios. “O Cemitério Municipal é o equipamento público mais antigo da cidade de Curitiba e conhecer sua história e beleza é uma forma de desmistificar o tema, além de resgatar parte de nosso passado”, diz.

No próximo sábado (06), às 9 horas, será realizada uma visita focada na arquitetura tumular do Cemitério Municipal. A ação será conduzida em conjunto com o arquiteto Fábio Domingos Batista. Durante duas horas, os participantes terão a oportunidade de conhecer os principais exemplares arquitetônicos presentes no cemitério, englobando diversos estilos e modalidades construtivas.

Ainda no sábado, a partir das 15 horas, a incursão será para o universo da poesia paranaense. Para celebrar a memória de grandes poetas como Emílio de Menezes, Emiliano Pernetta, Helena Kolody, Euclides Bandeira, Dario Vellozo, um grupo de escritores em conjunto com Clarissa Grassi, fará uma incursão aos túmulos destas personalidades, mesclando suas biografias com a recitação de sua produção poética. Autores como Ivan Justen Santana, Andreia Carvalho Gavita, Ricardo Pozzo, Arlete Klens, Marisa Moutinho e Maria Lourenci darão voz às produções.

Quando a noite chegar ao Cemitério Municipal, o convite será para uma visita inusitada: conhecer as belezas e as histórias do campo santo mais antigo da cidade sob a luz de lanternas. A partir das 20 horas será realizada uma visita guiada noturna, onde os participantes, munidos de lanternas, poderão conhecer e desvendar símbolos e obras de arte construídos ao longo de 160 anos.

No domingo, dia 7, será realizado um novo sarau de poesias e a segunda edição da visita noturna.

Os interessados em participar das atividades, deverão realizar sua inscrição via email no endereço visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br  encaminhando nome completo, idade e número do RG. Os grupos serão formados por um número máximo de 30 participantes por atividade.

Serviço

Programação em Comemoração aos 160 anos do Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Dia 6 de dezembro:

9h Visita Guiada Especial de Arquitetura

15h Visita Guiada com Sarau de Poesias Paranaenses

20h Visita Guiada Noturna

Dia 7 de dezembro:

15h Visita Guiada com Sarau de Poesias Paranaenses

20h Visita Guiada Noturna

Endereço: Praça Padre João Sotto Maior, s/nº

Inscrições gratuitas no email visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br

Vagas limitadas a 30 participantes por atividade.