AIDS

Curitiba terá trailers nas ruas para testagem de HIV

A partir da semana que vem, a população de Curitiba poderá realizar testes rápidos de HIV em duas unidades móveis (trailers), que fornecerão os resultados em pouco mais de 20 minutos. Uma das unidades ficará em praças da cidade e a outra reforçará o programa Consultório na Rua. A iniciativa é parte do programa “A Hora É Agora – Testar Nos Deixa Mais Fortes”, lançado nesta sexta-feira (28), na sede da Prefeitura, e servirá de piloto para futura implantação em outras cidades do País.

O principal foco do programa é à prevenção e o controle do HIV entre gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), dois dos grupos mais vulneráveis à infecção pelo HIV, principalmente entre os jovens.

Além da testagem de punção digital em trailers, o programa prevê a criação de uma plataforma virtual (e-Testing), que permitirá aos interessados receber em casa o teste de fluido oral. Assim, a pessoa poderá fazer o autoteste, cujo resultado também será lido em 20 minutos. Esta nova tecnologia deve entrar em funcionamento no início de 2015.

Paralelamente, estão sendo modernizadas as linhas de avaliação e monitoramento, com o objetivo de garantir o atendimento rápido após o diagnóstico. Os usuários dos serviços com resultado positivo serão encaminhados de imediato aos serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS), para acompanhamento.

A unidade de testagem móvel do programa A Hora É Agora ficará estacionada às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, na Praça Osório, e aos sábados, das 18 às 22 horas, em local próximo à Praça Tiradentes. A segunda unidade móvel estará embarcada em uma estrutura do programa Consultório Na Rua – que leva equipes de saúde à população de rua – e seguirá o itinerário programado para o veículo, oferecendo a testagem para a população em situação de rua e usuários de drogas.

A testagem rápida do HIV também pode ser realizada no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)(Rua do Rosário, 144, 6º andar), de segunda a sexta, em horário comercial, no Grupo Dignidade (Avenida Marechal Floriano, 366. Conj. 46, 4º andar, Centro), terças e quintas, das 16h às 20h.

A linha telefônica Disque Agora (3322-2200) estará disponível 24 horas e contará com profissionais capacitados para orientar e tirar dúvidas dos usuários do programa.