Descontentes

Paralisação dos professores termina e aulas voltam nesta quinta

Os professores estaduais encerraram no meio da tarde desta quarta-feira (26) a paralisação que deixou alunos sem aula em todo o estado. Lideranças do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) foram recebidos pelo secretário Paulo Schimidt, responsável pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A paralisação ocorreu no dia em que estavam marcadas as eleições para diretores das escolas estaduais, antes da suspensão do processo eleitoral pelo Governo do Estado.

As principais bandeiras do protesto foram a regulamentação dos professores PSS (temporários), para que o tempo de trabalho dos PSS seja levado em conta para progressão de carreira, caso admitidos em concurso. Os professores também querem o pagamento das progressões em promoções e o APP Sindicato denunciou o fechamento de escolas no interior.

Suellen Lima
Não houve acordo entre os professores e o governo sobre os temporários.

Reunião

Na reunião, Paulo Schimidt disse aos professores que a elaboração da nova lei para eleição dos diretores das escolas estaduais no próximo ano não será feita a revelia das instituições.

A última parcela das progressões e promoções dos professores e funcionários, referente a 2013, será paga ainda em novembro. O valor chega a R$ 70 milhões. Segundo o secretário, o governo precisa de uma definição orçamentária e financeira para implantar e começar os pagamentos referentes a 2014.

Em relação aos PSS, não houve definição sobre o assunto. A posição do governo é de que o assunto continuará sendo debatido.

Suellen Lima
Centenas de professores se reuniram na manhã desta quarta-feira no Centro Cívico, em Curitiba.

Escolas

Em relação à denúncia do APP Sindicato sobre o fechamento de escolas, Paulo Schimidt declarou que em algumas regiões do Paraná houve queda nas projeções de matrículas e que foi feita uma ‘reorganização do atendimento’. A secretaria realizará uma reunião específica sobre o tema para tratar de casos pontuais.

O APP Sindicato estima que 75% das escolas estaduais tenham aderido à paralisação desta quarta-feira em todo o estado. Segundo a Seed, 90% das escolas funcionaram normalmente.