Compartilhe seu carro

Alugar o carro pode render uma grana extra no mês

Já pensou em ganhar uma grana alugando seu carro por algumas horas? Ou ainda em locar um veículo para uma situação pontual? Pois é exatamente isso que o site Fleety oferece para as pessoas que têm um automóvel em situação ociosa. “Muita gente deixa o carro parado num estacionamento, sendo que esse carro poderia ser alugado por apenas algumas horas e a pessoa poderia ter uma renda extra”, afirma André Marim, engenheiro elétrico e sócio do Fleety.

O site de compartilhamento de carros, que é o único da América Latina e tem sede em Curitiba, funciona de maneira simples. As pessoas que possuem um veículo poderão colocá-lo à disposição para aluguel através do site e, claro, faturar uma grana extra. O site permite que os locatários informem todos os dados do seu carro, localização, valor do aluguel e entrem em contato com os interessados em alugá-lo. O Fleety se encarrega do seguro e também da assistência ao motorista caso seja necessário.

O veículo pode ser alugado por períodos de horas, dias ou semana. O preço da hora é estipulado pelo próprio locatório, de acordo com o tipo e condições do veículo. Todo o trâmite financeiro é feito no site, através de cartão de crédito. “Alguns usuários estão tendo dificuldades em estipular esse preço, por isso estamos montando uma tabela base para orientá-los”, explica Marim.

A plataforma Fleety é inteiramente conectada com o sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para evitar que usuários com carteiras de habilitação vencida ou não compatível com o tipo de veículo consigam efetuar a locação.

A ideia do Fleety surgiu no inicio do ano passado. Após 18 meses de desenvolvimento de toda a plataforma, o site entrou no ar no último mês de setembro. Hoje o sistema conta com 700 usuários cadastrados e 50 veículos disponíveis. “Quase 90% dos usuários apenas alugam o carro, mas o cadastro é único. Então, a pessoa pode alugar e também oferecer o veículo para locação”, diz Marim.

O gerente de projeto Filipe Küster, de 27 anos, é cadastrado no Fleety e já deixou seu carro disponível para locação. Ele afirma que a ferramenta é segura e destaca que funciona na base da confiança. “Tudo depende de empatia, estabelecer conexões com pessoas como você. Acho que assim as coisas funcionam bem, como funcionaram comigo. Além de tudo, é uma plataforma que gera renda extra e trabalha em prol da mobilidade urbana”, explica.

O diretor comercial Beto Marcelino, 42 anos, também é cadastrado e já teve seu carro alugado por diversas oportunidades. “Tenho moto e muitas vezes meu carro fica parado num estacionamento ou em casa. Então ganho uma grana extra e também ajudo a cidade dividindo meu carro”, afirma.

“É puro relacionamento, que foge da burocracia. Alugar um carro numa locadora é chato e trabalhoso. Além disso, você só pode alugar por dia. Com o Fleety você aluga conforme sua demanda ou necessidade e pagando o preço que cabe no seu bolso. O que oferecemos não é locação de veículos, mas sim uma ferramenta de mobilidade urbana”, conclui Marim.
Mais informações: www.fleety.com.br.