Braços cruzados

Professores estaduais param para apresentar propostas

Professores da rede estadual de ensino podem paralisar as aulas por 24 horas hoje. A iniciativa é do Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), que deve apresentar uma pauta de reivindicações ao governo do estado às 11h. Um protesto estadual está marcado para as 9h, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Outras 16 regionais também marcaram atos locais para esta quarta.

Dentre as principais bandeiras do sindicato está a regulamentação dos professores PSS (temporários), que seria “um dos poucos itens da greve (realizada em abril deste ano) para o qual não tivemos resposta”, segundo o secretário de comunicação da entidade, Luiz Fernando Rodrigues.

Entre outras coisas, a categoria quer que o tempo de trabalho dos PSS seja levado em conta para progressão na carreira, casos eles sejam admitidos em concurso. O governo teria se comprometido a enviar projetos de lei para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) para regular a questão.

Outra demanda é o pagamento das progressões em promoções, que estariam em atraso desde fevereiro. Só este passivo já estaria na casa dos R$ 70 milhões, segundo o sindicato.

A terceira prioridade seria o “fechamento de escolas”, denunciado pela APP. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) negou o fechamento de vagas. A secretaria estaria apenas transferindo turmas que funcionam em escolas que contam com prédios alugados, ou em turnos em que menos de 25 alunos estão matriculados.

Na pauta de reivindicações consta ainda: condições trabalho, mais funcionários nas escolas, pagamento de bolsas do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Plano de Saúde para os Servidores Públicos e eleições para diretores de escolas.

Representantes da Seed não foram encontrados pela reportagem até o fechamento.