PNUD

IDH de Curitiba aumenta, mas cidade cai uma posição no ranking

Em conjunto com o lançamento do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras nesta terça-feira (25) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pela Fundação João Pinheiro e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi divulgado o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) baseado no Censo 2010. Curitiba aparece como a terceira região metropolitana brasileira melhor avaliada.

Segundo o estudo, o IDHM da capital paranaense é 0,823, crescimento de 9,73% desde o estudo anteior, baseado no Censo 2000. Isso deixa a cidade como a décima cidade mais bem avaliada do país. A cidade que tem o maior IDHM é São Caetano do Sul, em São Paulo, com o índice de 0,862. Já a cidade brasileira que teve o mais baixo índice de IDHM foi Melgaço, no Pará, com o índice de 0,418.

O índice de Curitiba a faz situar na faixa de Desenvolvimento Humano Muito Alto, que é o IDHM situado entre 0,800 e 1. Os itens usados para chegar no número atual do IDHM são renda, longevidade e educação. No caso de Curitiba, o que contribuiu mais para o crescimento no índice foi a longevidade, com o índice de 0,855.

Mesmo com o bom número, Curitiba caiu uma posição no ranking em relação a 2000. São Paulo se manteve em primeiro lugar e Brasília passou a ocupar a segunda colocação.

Voltar ao topo