Hora da conciliação

Semana Nacional da Conciliação deve desafogar o judiciário

Começou ontem a 9ª. Semana Nacional da Conciliação. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) espera que até a próxima sexta-feira três mil processos que tramitam no Judiciário de todo o estado sejam dados por encerrados.

Os processos que serão analisados já foram selecionados pelo TJ-PR. São casos interpretados pelo órgão como de boa possibilidade de acordo entre as partes envolvidas no conflito. Também foram selecionados processos com base em pedidos feitos pelas próprias partes envolvidas.

No ano passado, segundo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os 56 Tribunais de Justiça de todo o país atenderam mais de 633 mil pessoas. Somente nas esferas estaduais foram 251.546 audiências realizadas, 94,45% do previsto. Destes, 135.335 resultaram em acordo. No TJ-PR, foram aproximadamente 7,3 mil audiências concretizadas e 2,2 mil pendências resolvidas.

A realização de grande quantidade de audiências em apenas uma semana busca mostrar para a população que a conciliação existe e pode ser aplicada. Os magistrados concordam que a semana é importante por mostrar que a conciliação está sempre disponível.