Saiba quais são

Dez unidades de saúde terão vacinação neste sábado

Dez unidades de saúde de Curitiba ficarão abertas no próximo sábado (22) para vacinar contra poliomielite e sarampo crianças com idade entre seis meses a quatro anos e 11 meses. A medida faz parte da campanha de vacinação iniciada no dia 8 de novembro e que vai até o dia 28. Até agora, foram vacinadas 49.284 crianças, o que corresponde a 54,5% das 90 mil crianças de Curitiba nessa faixa etária, que é o público-alvo da campanha. A meta é imunizar 95%.

Ficarão abertas no sábado as unidades de saúde Pilarzinho, Bairro Alto, Bacacheri, Barigui, Nossa Senhora da Luz (CIC), Mãe Curitibana, Ouvidor Pardinho, Vila Guaíra, Iracema e Salgado Filho. Todas atenderão das 8h às 17 horas.

As vacinas continuarão disponíveis nas 109 unidades de saúde de Curitiba até o dia 28 de novembro. Alguns distritos sanitários também estão desenvolvendo ações nas escolas e centros municipais de educação.

Poliomielite

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas tem sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, via oral.

Em Curitiba, estima-se que 103.054 crianças estejam entre os seis meses e cinco anos incompletos e devam fazer a vacina da pólio. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

Sarampo

A vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola também será aplicada a partir deste sábado nas crianças entre um ano e menores de cinco anos. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 90.514 crianças na capital paranaense até o dia 28. Para que sejam cumpridas todas as fases da imunização, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A unida maneira de prevenção é através da vacina. Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação.