Preservar os prédios

Estado propõe parceria para restaurar escolas históricas

O governador em exercício, Flávio Arns, entregou nesta quarta-feira (19) ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, uma proposta para a restauração dos prédios de sete escolas estaduais da capital, todas históricas e tombadas pelo Patrimônio Cultural do Paraná. O encontro foi no gabinete do prefeito.

A proposta entregue por Flávio Arns é que a prefeitura declare os edifícios como Unidades de Interesse Especial de Preservação (UIEP), o que possibilitaria a captação de recursos com a transferência do potencial construtivo do município.

A parceria seria, inicialmente, para a elaboração dos projetos para identificar o que precisa ser restaurado em cada edifício e calcular o valor total das obras. Além disso, o Governo do Estado negocia um financiamento com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que custearia 60% do valor das obras. O FNDE, porém, não financia a contratação de projetos e a reposição de materiais.

“As restaurações são importantes para preservar a história da educação no Paraná e para que as instituições tombadas possam retratar as características estéticas da época em que foram construídas, mas também para assegurar as condições necessárias ao desenvolvimento educacional”, afirmou o governador em exercício. “Com a junção de esforços do Governo do Estado e a prefeitura de Curitiba, vamos conseguir viabilizar essas obras”, afirmou Flávio Arns.

O prefeito Gustavo Fruet afirmou que a proposta será enviada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e à Secretaria de Urbanismo para ser analisada. “Curitiba já conta com uma legislação própria para a preservação de nosso patrimônio e eu vejo com bons olhos a proposta do Governo do Estado para a restauração desses espaços”, disse Fruet.“Essas escolas não são apenas um patrimônio do Estado e da cidade, mas de toda a comunidade. Elas são referência na formação de várias gerações de curitibanos”, ressaltou o prefeito.

ESCOLAS – São tombados pelo Patrimônio Cultural o Colégio Estadual do Paraná, o Instituto de Educação Erasmo Pilotto, a Escola Estadual Dom Pedro II, o Grupo Escolar Cruz Machado e os colégios estaduais Professor Lysímaco Ferreira da Costa, Xavier da Silva e Tiradentes.

O restauro das escolas é uma das ações do programa do governo estadual Nossa Escola tem História – Programa de Proteção, Valorização, Preservação e Restauração das Escolas da Rede Pública Estadual. O Estado propõe que a execução dos trabalhos seja realizada em etapas, iniciando-se pelo Colégio Estadual do Paraná, que além de ser a mais antiga escola paranaense, está situado numa região onde já ocorre a revitalização de outros prédios históricos, como a Casa do Estudante Universitário, o Passeio Público e o Cine Cultural.

Voltar ao topo