Positivo abre seleção para 170 bolsas de estudo em cursos tecnólogos

O vestibular para bolsas de estudo ProPositivo, ação de responsabilidade social do Centro Tecnológico Positivo, está com as inscrições abertas até o próximo dia 26. O processo seletivo é aberto a estudantes que concluíram ou vão concluir o Ensino Médio em 2014 em instituições de ensino públicas e que tenham renda familiar de, no máximo, R$ 2,1 mil mensais. Ao todo, serão ofertadas cerca de 170 vagas em diversos cursos das seis unidades do Centro Tecnológico Positivo: Batel, CIC, Ecoville, Hauer, Praça Osório e Sítio Cercado. As provas para os estudantes inscritos acontecem no dia 29, na unidade Batel.

“Existem bolsas de 50% para diversos cursos oferecidos pela instituição. Nosso propósito é realizar um programa social voltado a oferecer oportunidades de ensino de excelência a pessoas de menor poder aquisitivo”, explica Ronaldo Casagrande, diretor-geral do Centro Tecnológico Positivo. A iniciativa foi implantada em 2013 e, após seu primeiro ano, tem avaliação positiva do diretor. “Percebemos um bom rendimento dos estudantes que ingressaram pelo programa. Sua performance está até um pouco acima da média dos demais acadêmicos”, ressalta.

De acordo com Casagrande, um dos fatores para o aquecimento da busca por cursos superiores de tecnologia está justamente no fato de esses cursos cobrirem áreas que, de maneira geral, não fazem parte das graduações tradicionais. “Além disso, esses cursos têm uma característica que se adequa ao mundo contemporâneo, sendo mais rápidos e direcionados a pessoas que buscam respostas rápidas. E, por fim, o mercado está precisando de profissionais com esse perfil”, avalia o diretor do Centro Tecnológico Positivo.

A análise de Casagrande está alinhada com os números do Censo da Educação Básica de 2011, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme o estudo, os cursos superiores de tecnologia respondem por cerca de 10% da formação de profissionais no Brasil, mas o número de estudantes matriculados cresce ano a ano: de 2002 a 2011, houve salto de 81 mil para 870 mil inscritos nesse modelo de graduação.

Contemplados

Uma das estudantes contempladas com a bolsa, Dayara Ribeiro dos Santos, de 18 anos, cursa o tecnólogo em Estética e Cosmetologia e já está na fase final de preparação para abrir seu próprio negócio no segmento. “Sempre me dei muito bem com essa área, até porque a minha família trabalha e tem experiência nesse setor”, conta. “O curso é bastante prático e consegue te direcionar para o mercado de trabalho. Na minha opinião, isso é muito importante, embora também seja necessária a teoria que vemos no curso”, explica. 

A estudante do curso de Tecnologia em Gastronomia Amanda Rodrigues Caixeta, de 17 anos, conta que soube da oportunidade de bolsa durante uma apresentação em sua escola. “Eu pensava em fazer cursos em uma escola técnica, mas optei pelo Centro Tecnológico Positivo por ter status de graduação. E estou achando muito bom”, conta. Um dos fatores que pesou na participação no vestibular para a bolsa foi poder ingressar em um curso de seu interesse. “Sempre quis fazer o curso de Gastronomia, que é muito prático e direcionado para a área que escolhi”, ressalta