Adeus

Jornalista Antonio Cipriano Bispo morre aos 80 anos

O jornalista Antonio Cipriano Bispo faleceu na manhã de ontem, em Curitiba, aos 80 anos. Especialista em automóveis e automobilismo, ele foi o primeiro editor do suplemento Jornal do Automóvel, lançado em 1974 e que circula semanalmente até hoje, com as edições de segunda-feira da Tribuna. O velório acontece desde a noite de ontem, na capela 3 do Cemitério Vertical, no Tarumã. O sepultamento será as 13h de hoje.

Natural de Santos (SP), Bispo veio ainda criança para o Paraná e passou sua adolescência em Paranaguá. Em 1956, formou-se oficial da Polícia Militar do Paraná. Após o golpe militar de 1964, foi cassado pelo Ato Institucional n.º 1. Ainda na década de 1960, começou sua carreira como comunicador, na Rádio Guairacá e na revisão da Tribuna.

Em 1970, Bispo lançou uma coluna sobre automóveis no jornal O Estado do Paraná. No dia 22 de setembro de 1974, foi lançada a primeira edição do Jornal do Automóvel. Com capa em cores, destacava o carro-conceito BMW Turbo.

Bispo ficou no comando do Jornal do Automóvel por mais de 20 anos, até o final da década de 1990, quando a publicação ficou a cargo de seu filho, Alexandrino C. Bispo Neto. Atualmente, ainda trabalhava como jornalista, no site “Automanianet”.

A morte de Antonio Cipriano Bispo foi confirmada às 11h20 de ontem. Ele estava internado no Hospital Vita desde 14 de outubro, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Voltar ao topo