Dia de finados

Agentes de combate à dengue ficalizarão os cemitérios

Os agentes de controle de vetores estarão, durante o Dia de Finados (2 de novembro), em dois cemitérios de Curitiba orientando sobre a dengue. A iniciativa pretende atingir às pessoas que irão levar homenagens aos mortos, levando informações e dicas de cuidados para evitar a formação de focos do Aedes aegypti nestes locais.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Martins, os cemitérios são pontos estratégicos monitorados regularmente pelos agentes. Em função do aumento na quantidade de flores e outros arranjos depositados nessa época do ano, Juliana destaca ser necessário redobrar os cuidados, principalmente por causa do aumento das temperaturas e do volume de chuvas com a chegada do verão.

Serão oito agentes de combate à dengue atuando no Cemitério Municipal e do Água Verde. Entre 8h30 e 17 horas, eles distribuirão folhetos explicativos e conversar com os frequentadores sobre as formas de evitar a criação de possíveis locais para a proliferação do mosquito transmissor, ajudando assim a manter o município livre de epidemia.

Entre as orientações para quem pretende levar flores aos cemitérios municipais ou mesmo os particulares, Juliana lembra que é necessário sempre retirar a embalagem plástica que envolvem os ramos e, caso não seja possível eliminar os pratinhos que ficam sob os vasos, depositar areia até a borda dos mesmos para evitar o depósito de água.