Ebserh

UFPR assina hoje adesão à estatal dos hospitais

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, vai hoje a Brasília para formalizar com o ministro da Educação, Henrique Paim, e com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) o contrato para a gestão compartilhada do Hospital de Clínicas (HC) e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

A Ebserh é uma estatal criada pelo governo federal para administrar os hospitais universitários públicos.

A formalização em Brasília é o final de um processo de quase um ano.

Com muita articulação para vencer as resistências de parte dos servidores e da comunidade acadêmica, a reitoria obteve parecer jurídico favorável da Procuradoria Federal, a aprovação pelo Conselho Universitário e, na tarde de ontem, o aval do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR.

Com a adesão à Ebserh, devem ser contratados por concurso nacional 2.063 servidores, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e pessoal administrativo. A expectativa é de que no fim do primeiro semestre de 2015 já possa ser contratado o primeiro grupo de 200 servidores vinculados à estatal.

As prioridades, segundo o reitor, são: reativar serviços que estão interrompidos, como a hemodiálise; ampliar os leitos de UTI; e elevar a capacidade do hospital de fazer cirurgias. “Estamos usando apenas oito das 14 salas de cirurgia do HC por falta de equipe”, exemplifica Akel.

Voltar ao topo