Palácio Iguaçu

Acorrentados, agentes penitenciários cobram solução do governo

Agentes penitenciários protestaram, nesta quarta-feira (22), em frente ao Palácio Iguaçu, Centro Cívico, cobrando soluções do governo estadual para os problemas enfrentados dentro do sistema prisional. De acordo com o Sindarspen, sindicato que representa a categoria, 46 agentes foram feitos reféns, nas 23 rebeliões de presos nos últimos dez meses, no Paraná.

Cruzes brancas foram fincadas no gramado da Praça Nossa Senhora de Salete e agentes se acorrentaram uns aos outros em ato de protesto. “O modelo de gestão das penitenciárias está errado. Precisamos de outras soluções. Somente sistema de informação novo não resolve. A superlotação de presos, por exemplo, ainda é uma realidade”, disse Antony Johnson, presidente do Sindarspen.

Sem previsão

A manifestação continuou durante a tarde, com distribuição de panfletos em cruzamentos do Centro Cívico. O grupo em frente ao palácio era formado por cerca de 200 agentes. Algumas lideranças políticas e de outros sindicatos prestaram apoio à manifestação.

A Secretaria de Justiça (Seju) informou que não há previsão para que os agentes e sindicalistas sejam chamados para discutir as reivindicações. De acordo com a secretaria, os pedidos dos agentes são os mesmos discutidos em outras reuniões.