Admirável Mundo Novo

Idosos aprendem informática em curso da FAS no Bairro Novo

O analista de sistemas e voluntário da Fundação de Ação Social (FAS) Fernão Vellozo se dedica, uma vez por semana, a ensinar idosos a lidar com o computador e  com a internet. É uma turma muito animada que faz o curso de informática básica no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bairro Novo.

“Eles são dedicados e muitos estão tendo o contato pela primeira vez com o computador. É desafiador e muito gratificante. Quero ver todo mundo formado e vou ter que tomar cuidado pra ninguém pegar o meu emprego”, brincou Vellozo.

Uma das alunas mais animadas é Clarinda Silva, de 66 anos. “O motorista do ônibus já me conhece né? Hoje peguei o ônibus e ele disse: ‘qual é a atividade de hoje, Dona Clarinda?’, porque eu não paro, aí eu toda orgulhosa: ‘hoje é internet’”, contou.

Na primeira aula (que acontece uma vez na semana, até dezembro), eram 13 alunos. Agora já são 22 e segundo o núcleo regional da FAS, a procura é tão grande que existe a possibilidade de abrir mais uma turma em outro dia da semana.

“Aqui no Bairro Novo temos um grupo muito participativo e quando avisamos deste curso de informática a empolgação foi geral. Mas é claro que cada um queria que um amigo viesse pra ter companhia”, conta a gerente da Proteção Básica Franciele Gavlovski.

Foi o que aconteceu com as amigas, Maria Ribas, de 67 anos, Luzia da Cruz, de 65 anos, Amélia Sereia, de 74 anos, que são inseparáveis em outras atividades e agora enfrentam o novo desafio. “O bom é que uma ajuda a outra”, disse Amélia. “E vou aprender a mandar e-mail e mexer no Facebook pra conversar com meus irmãos que moram longe”, planeja Luzia. “E eu quero é comprar o meu tablet pra tirar foto, escrever e fazer tudo”, contou Maria.

Já o apaixonado por violão Braulino Domingos Luiz, de 69 anos, tem um único objetivo. “Quero entrar nesses sites pra aprender a afinar minha viola e ouvir música sem parar e sem ela trupicar (sic), como acontece nos toca-discos”, explicou.

O grupo se reúne todas as terças-feiras de manhã até o dia 9 de dezembro. A FAS conta com um banco de voluntários, que são acionados conforme as demandas das ações realizadas pela Fundação ou que atuam em equipamentos promovendo oficinas ou apresentações. Informações pelos telefones 3250-7466 ou 3250-7929.

Liceus

Os Liceus de Ofícios espalhados por Curitiba também promovem um curso de informática básica para a maturidade, para adultos e idosos. Para conferir a programação e os telefones dos liceus, acesse www.fas.curitiba.pr.gov.br ou procure os núcleos regionais da FAS.