Destruição

Campo Largo decreta estado de emergência por causa da chuva

O prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, declarou estado de emergência no final da tarde desta segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 110 mil pessoas foram afetadas e 3.600 residências ficaram danificadas após a forte chuva com ventos de sexta-feira (17). Uma nova chuva no domingo (19) prejudicou os moradores que ainda estavam se recuperando dos estragos.

A Prefeitura estima que o prejuízo chegue a R$ 12 milhões com os estragos causados ao Centro Administrativo da cidade e à frota municipal de veículos. “Nosso Centro Administrativo, nossas escolas, nossos postos de saúde, nossa frota de veículos, tudo foi bastante danificado. Vamos levar algum tempo até nos recuperar”, declarou o prefeito, que afirma ainda não ser possível calcular o prejuízo causado ao comércio e à indústria.

Aulas suspensas

As aulas estão suspensas em algumas escolas de Campo Largo, Almirante Tamandaré e Piraquara que foram severamente atingidas pelos temporais. A Secretaria de Estado da Educação está levantando o prejuízo. Em Campo Largo, estão sem aulas o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Domingos Cavalli, Colégio Estaduais Clotário Portugal, Darlei Adad, Macedo Soares, Sagrada Família, São Pedro e São Paulo e Escola Especial Erce.

Em Piraquara, a Escola Estadual Planta Deodoro teve 50% dos vidros quebrados pelo vento. No município de Almirante Tamandaré, o vendaval arrancou o telhado do Colégio Jaci Real de Oliveira. As aulas estão suspensas nas duas escolas.

Doações

Como a chuva de granizo afetou principalmente a cobertura das residências e prédios públicos, a principal demanda no momento para Campo Largo é de telhas para reconstruir as casas. O município também recebe doações de colchões, alimentos, água e roupas.

Para fazer doações aos atingidos pela chuva basta contatar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil nos telefones (41) 3210-2707 ou 3292-3144. Os donativos também podem ser entregues no Centro da Juventude, que fica na Avenida Ademar de Barros, esquina com a XV de Novembro, no Centro da cidade. No total, cerca de 600 voluntários se revezaram durante todos os dias, atendendo cerca de 2.500 pessoas.

Outros municípios

Além de Campo Largo, outros nove municípios foram atingidos pelas chuvas do último fim de semana. Em Almirante Tamandaré, 500 casas ficaram danificadas com as chuvas do último domingo (19), deixando 1.500 pessoas desalojadas e 45 permanecem desabrigadas. Cerca de 2 mil pessoas foram afetadas no município.

A Defesa Civil detectou ocorrências ainda nas cidades de Campo Magro, Curitiba, Palmas, Piraquara, Ponta Grossa, Renascença, Reserva e São José dos Pinhais. Em todo o Estado, 112.576 pessoas foram afetadas e 4.241 residências foram danificadas.

Na região Noroeste, uma ponte da PR-492 sobre o rio Ivaí, no trecho entre Rondou e Paraíso do Norte, encontra-se interditada em um sentido. O tráfego circula em meia pista e está sendo controlado por agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Polícia Militar Rodoviária.

Lineu Filho
A chuva de granizo que atingiu a cidade também escolas, hospitais, unidades de saúde e o posto da Guarda Municipal.