Caos pela cidade

Temporal volta a causar estragos em Curitiba e na RMC

A tempestade que causou transtornos para a população na última sexta-feira (17) voltou com força total na tarde deste domingo (19) em Curitiba e região metropolitana. O temporal, que durou cerca de 45 minutos, derrubou várias árvores, destelhou casas e vários pontos da cidade encontravam-se sem iluminação.

Na esquina das ruas Clávio Molinari com Nivaldo Braga, no bairro Capão da Imbuia, um pinheiro caiu destruindo o muro de duas casas e um veículo Palio que estava estacionado na rua. Os fios de iluminação também foram atingidos deixando parte do bairro sem luz. Elcio Machado, morador da casa onde a árvore estava afirma que há 12 anos pede para que a prefeitura autorize a retirada do pinheiro. “Já vieram vários engenheiros analisar a árvore e cerca de um mês atrás assinei um pedido de autorização de corte”, relata. Hoje os ventos fizeram com que a árvore fosse ao chão, bloqueando o cruzamento das ruas e deixando a destruição para os moradores.

Já na Rua Germano Beckert, no Bairro Alto, outra árvore também não resistiu aos fortes ventos e caiu, por sorte ela pendeu para o lado contrário e não atingiu a residência. Na esquina das ruas Felipe Camarão com Brasílio Itiberê, no Rebouças outra árvore caiu atingindo um veículo que estava parado.

Em Almirante Tamandaré, na RMC, uma árvore de grande porte caiu na Rua Cinfronio de Andrade, porém os trabalhos dos bombeiros para a retirada dos galhos e tronco do local foi agendada apenas para esta segunda-feira (20) devido à necessidade do auxílio de uma máquina trator para a realização do trabalho.  

Segundo o capitão Rivelto do Corpo de Bombeiros quando há muitos casos de quedas de árvores há um trabalho quase que conjunto entre os bombeiros, a Defesa Civil e a prefeitura para a retirada das árvores. “Damos prioridade nos casos de quedas dentro de residências ou em carros, mas quando são muitos chamados vamos atendendo para ajudar a população. Este domingo foi um exemplo deste trabalho, pois são muitos chamados”, comenta. As árvores que estão fora das casas são de responsabilidade da prefeitura do município.

Falta de energia

Devido ao temporal, muitos bairros de Curitiba e região metropolitana tiveram problemas com a falta de eletricidade. No centro de Curitiba várias ruas tiveram os sinaleiros desligados. O cruzamento da Marechal Floriano e Brasílio Itiberê foi um dos locais onde estava com o semáforo sem energia. Apesar de nenhum dos pontos apresentarem congestionamento, a falta dos sinaleiros pode ocasionar acidentes.

A assessoria de comunicação da Copel informou que 44 mil consumidores ficaram sem energia em 31 bairros de Curitiba e em municípios ao norte da RMC. Foram registradas, até as 18h40, cerca de 730 incidentes envolvendo a rede elétrica, como curtos-circuitos decorrentes do contato de galhos nos cabos da rede, descargas atmosféricas e rompimento de cabos.  

As ocorrências se concentram na capital e nas cidades de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. Mais de cem equipes de eletricistas foram mobilizados nos trabalhos de recuperação das redes de distribuição.

Outros mil consumidores das cidades de Colombo, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul que estavam sem energia desde o vendaval da última sexta terão o fornecimento normalizado ainda neste domingo.

Tempo

O começo desta semana permanece com tempo instável e possibilidades de fortes temporais, principalmente em Curitiba e região metropolitana, segundo informações o meteorologista do Simepar, Tarcísio Valentin da Costa. A partir de terça-feira (21),, a frente fria que atingiu o estado deve se deslocar para o litoral de São Paulo trazendo mais estabilidade em relação aos temporais.

Campo Largo

O temporal da última sexta-feira (17) que atingiu a cidade de Campo Largo fez com que as Secretarias de Educação municipal e estadual decidissem suspender as aulas durante três dias em 14 unidades de ensino público por conta dos estragos causados pela chuva. Outras duas escolas suspenderam as atividades apenas nesta segunda (20). O Corpo de Bombeiros do município relatou que no domingo (18) a tempestade não deixou estragos na cidade.