Saldo da chuva

Temporal mata um homem e deixa hospital destelhado

O temporal que caiu sobre a Região Metropolitana de Curitiba no final da tarde de sexta-feira (17) fez uma vítima fatal na capital. Valdemir Leal dos Santos, 32 anos, morava às margens de um córrego na Rua Luiz Machuca, na Vila Nova, Alto Boqueirão. “A chuva veio forte e o córrego inundou as casas. Ele conseguiu tirar o filho, de dois anos, e os enteados. Mas voltou para salvar os cachorros e foi levado com a correnteza”, disse a cunhada de Valdemir, que se identificou apenas como Suzana.

O homem desapareceu na água e foi encontrado, cerca de uma hora depois, dentro de uma manilha alguns metros à frente. “Era um trabalhador que só pensou em salvar a família e ainda se preocupou com os bichos de estimação. Infelizmente ele morreu e a família dele agora não tem nem o que vestir”, lamentou a cunhada. A família pediu doações de roupas, alimentos e até móveis. “Coloco meu celular a disposição de quem quiser ajudar minha irmã, porque eles precisam de tudo agora”, disse. O telefone para contato é o 9740-3284.

Os familiares e vizinhos de Valdemir estavam transtornados com o que aconteceu. “Estamos abandonados por aqui. O prefeito só aparece na hora de pedir voto, mas para nos ajudar, não vem ninguém”, disse uma mulher, que se identificou apenas como Márcia. Segundo os moradores, na semana passada um vizinho caiu no córrego e foi levado com casa e tudo pela água. Ele não se machucou. “E a Defesa Civil nem sequer apareceu aqui, porque não teve ninguém ferido, né?”, disse a moradora.

Desabamento

Lineu Filho
O bar foi atingido pelo telhado do imóvel ao lado que desabou.

Ainda na capital, o telhado da Casa do Contador de Histórias, na Rua Trajano Reis, que estava em reforma por ter sido atingida por um incêndio numa casa abandonada que fica ao lado, em maio, desabou e caiu em cima do Bar da Produção. “Nosso bar foi totalmente destruído. A área da pista de dança simplesmente não existe mais”, lamentou Thiago Castilho. Por sorte, ninguém se feriu, mas poderia acontecer uma tragédia. “Estávamos perto do horário de abrir o bar. Poucos funcionários estavam no local, mas não estavam na área que foi atingida. Imagina se estivéssemos em funcionamento, quantas pessoas não iriam morrer?”, disse o rapaz. Segundo os donos do bar, os responsáveis pela Casa do Contador de Histórias prometeram se responsabilizar pelos estragos.

Em Campo Largo, cerca de 400 pacientes tiveram que ser removidos em caráter de urgência da Unidade de Terapria Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Rocio. O telhado do prédio desabou por causa da chuva. Ambulâncias do hospital, da prefeitura de Campo Largo e de particulares ajudaram na tranferência dos pacientes para um outro prédio da instituição que fica no bairro São Jerônimo. Segundo o hospital, todos os pacientes passam bem.

Foram registrados casos de granizo nas cidades de Campo Largo, Itaperuçu e em alguns bairros de Curitiba, principalmente na região norte da cidade. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 60 ocorrências. A maioria das ocorrências foi de destelhamentos, principalmente em bairros da RMC.