Fim de tarde

Temporal acompanhado de granizo atinge a Grande Curitiba

Um forte temporal pegou muita gente de surpresa no final da tarde desta sexta-feira (17) em Curitiba e região metropolitana. O temporal, que em alguns pontos veio acompanhado de granizo, deixou o céu totalmente escuro, alagando ruas, destelhando casas e derrubando árvores. Parte das ruas do Centro ficou debaixo d’água com o volume de chuva que caiu.

Foram registrados casos de granizo nas cidade de Campo Largo, Itaperuçu e em alguns bairros de Curitiba, principalmente na região norte da cidade. O Corpo de Bombeiros registrou, até as 18h, mais de 30 ocorrências. A maioria dos pedidos de ajuda foi por conta de destelhamentos, principalmente em bairros da RMC. Em Curitiba, houve o desabamento de uma casa na Rua Trajano Reis, entre as ruas Inácio Lustosa e Paula Gomes.

Queda de árvore

Enio Vermelho Jr.
Motorista não conseguiu evitar a colisão.

No bairro Santa Quitéria, pouco antes das 17 horas, um Fox bateu em uma árvore que caiu no meio da rua Bocaiúva, ao lado da Copel. A queda da árvore aconteceu cerca de cinco minutos antes do acidente. O motorista do automóvel, Dirceu de Paula, disse que tentou evitar a colisão, mas acabou batendo na árvore. Ele contou ainda que o carro não tem seguro e que pretende entrar com as medidas necessárias contra a Prefeitura. Os bombeiros chegaram exatamente uma hora depois para tirar a árvore da rua e liberar o trânsito no local.

Colaboração
Tempestade de granizo atingiu Curitiba e RMC.

No escuro

Muita gente acabou ficando no escuro por conta do temporal. De acordo com a assessoria de comunicação da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), cerca de 140 mil consumidores na região metropolitana ficaram sem luz até às 18h30 desta sexta. Até o momento, o fornecimento já está normalizado para 20 mil consumidores e equipes da estatal estão atendendo 400 ocorrências na rede elétrica. As interrupções foram causadas principalmente por curtos-circuitos – decorrentes, por sua vez, do contato de galhos de árvores em cabos da rede.

A Copel espera recuperar a maior parte do sistema elétrico até a meia-noite (18). A normalização completa da rede deverá ocorrer apenas na manhã de sábado.

Em Curitiba, houve queda de energia em 19 bairros, principalmente na zona sul da cidade. Também foram registrados desligamentos em Colombo, Mandirituba, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Lapa e São José dos Pinhais.

Marco Andre Lima

Chuva veio acompanhada de fortes rajadas de vento.