Alerta

Curitiba já registrou mais de 330 focos de dengue em 2014

A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população para redobrar a atenção no combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Neste ano, pela primeira vez em Curitiba, foram registrados dois casos autóctones – nos quais o paciente é infectado no próprio local de registro – da doença e 331 focos do mosquito já foram identificados desde janeiro. Durante todo o ano passado, foram encontrados 121 focos.

Para conscientizar a população e verificar quais as áreas de Curitiba estão com maior incidência do mosquito, os agentes da dengue começaram, nesta quinta-feira (16), a inspeção de 25 mil imóveis da capital.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Juliana Martins, ressalta a importância dos cuidados da população para evitar a proliferação do mosquito. “A dengue é uma doença cíclica e com a chegada do calor crescem consideravelmente. É preciso que a população fique mais atenta aos locais que podem ficar com água parada”.

A dona de casa Gessi Cardoso contou que faz a limpeza completa no quintal de casa uma vez por semana e fica atenta aos locais que possam ter água parada. “Limpo os vasos, tiro a água, também limpo os ralos e coloco um pouco de água sanitária nos vasos, que me falaram que é bom”, conta Gessi. Apesar de todos esses cuidados, a agente Sharon Santos encontrou um foco com larvas de mosquito. “Encontrei larvas em um dos ralos, recolhi uma amostra para verificarmos e colocamos água sanitária. Agora as amostras vão para o laboratório e se comprovarmos que são de Aedes aegypti nós voltamos aqui e fazemos uma ação com a utilização de produtos químicos em um raio de 300 metros”, explica a agente.

Já na casa do vigilante noturno André Santos não foi encontrado nenhum foco de mosquito. “Me mudei há uma semana e acho essencial este trabalho que eles realizam na nossa casa. Por mais que a gente cuide, tente evitar qualquer lugar que possa ter água parada, esta inspeção e as orientações que nos dão são fundamentais”.

Todos os bairros de Curitiba estão sendo vistoriados. Geralmente, a maioria dos focos é encontrada em pontos mais propensos, como borracharias, comércios de sucata e depósitos de transportadoras.