Setran

Radares móveis fiscalizarão o trânsito em ruas de Curitiba

A partir desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) utilizará radares móveis na fiscalização de velocidade em vias de Curitiba. Os equipamentos já estão sendo usados na Via Calma da Avenida Sete de Setembro e na faixa exclusiva da Rua XV de Novembro. Agora, também poderão aparecer em outras ruas da capital.

A decisão sobre onde utilizar os radares, que são montados em um tripé e podem ser colocados em vários pontos da via, está apoiada em uma pesquisa realizada no mês de agosto pela Setran, que analisou o comportamento dos condutores de Curitiba no respeito aos limites de velocidade nas vias públicas, e também pelos diagnósticos do projeto Vida no Trânsito, que analisa os acidentes de trânsito com vítimas fatais na capital paranaense.

Além da Via Calma e da faixa exclusiva, a pesquisa foi realizada em sete outras ruas e avenidas: Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza (Capão Raso), Rua Francisco Ratani (Capão Raso), Rua Canadá (Bacacheri), Rua Maria Lúcia Locher de Athayde (CIC), Rua Jovino do Rosário (Boa Vista), Rua Frederico Maurer (Hauer) e Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres). O limite de velocidade nessas ruas varia entre 40 km/h, 60 km/h e 70 km/h.

O levantamento constatou que muitos motoristas têm excedido os limites de velocidade nas vias da cidade. Do total de veículos pesquisados, 42,6% ultrapassaram a velocidade permitida na via. Entre os diferentes grupos de veículos (automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões e especiais), o que possui o maior percentual de infratores é o de motocicletas. Depois aparecem os automóveis e, por último, os ônibus.

Agentes da Setran irão monitorar o respeito aos limites de velocidade em vias onde houve mortes no trânsito na cidade, de acordo com o georreferenciamento do Vida no Trânsito; locais de desrespeito aos limites de velocidade apontados pela população através do serviço 156; além da continuidade do trabalho na Via Calma da Avenida Setembro e na faixa exclusiva da Rua XV de Novembro.

Segundo o Vida no Trânsito, em 2013 a velocidade foi fator contributivo em 46 acidentes fatais ocorridos na capital paranaense – principalmente naqueles que envolveram automóveis e motocicletas. A velocidade e o uso do álcool são os principais fatores de risco identificados pelo projeto. As infrações de velocidade são as mais cometidas no trânsito em Curitiba – 308.019 mil em 2012, 305.174 mil em 2013 e 151.144 mil até julho de 2014.