Verão antes da hora

Temperatura chega a 34,8ºC em Curitiba e “castiga” curitibanos

Os curitibanos devem se preparar para uma semana de muito calor e com previsão de pouca chuva. Ontem os termômetros já cravaram 34,8 graus, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. A marca só é inferior ao recorde de 35 graus alcançado em fevereiro, considerado o dia mais quente de 2014 na Grande Curitiba.

Segundo informações do Simepar, mais da metade dos 399 municípios do Paraná registrou temperaturas acima de 30 graus ontem. A mais alta foi verificada em Cianorte, na região Noroeste: depois dos 40,1 graus no domingo, atingiu 39,8 graus. Na Região Metropolitana de Curitiba, Lapa teve máxima de 34,4 graus, Pinhais 34, Araucária 33,4 e São José dos
Pinhais 33.

Ar seco

De acordo com a técnica em meteorologia do Simepar Vanessa D’Ávila, o calor é proveniente de uma massa de ar seco que impede que as frentes frias se aproximem e não deixa que as nuvens de chuva se formem. “Aquelas chuvas de primavera não devem acontecer nesta
semana”, explica.

A falta de chuva provoca a permanência de ar quente e seco no Estado e deixa a umidade relativa do ar abaixo de 30% em praticamente todas as regiões, principalmente no Norte e Noroeste. Por isso, a previsão é que as temperaturas continuem elevadas durante toda a semana.

Calor continua

Segundo o Simepar, hoje os curitibanos poderão enfrentar um calor de 33 graus. Já amanhã a previsão é de temperaturas mais amenas, variando entre 16 e 29 graus. Na quinta-feira (16) volta a esquentar mais um pouco, com mínima de 16 e máxima de 31 graus. A sexta (17) também será de muito sol, mas pode chover à tarde. As temperaturas variam entre 16 e 32 graus.