Melhorias

Obras no Parque Tingui irão melhorar circulação

O Parque Tingui estará em obras a partir da próxima semana com o objetivo de melhorar a circulação dos frequentadores. As áreas de estacionamento, passeios e das ciclovias serão recapeadas e haverá ainda melhorias para a acessibilidade na área das churrasqueiras.

O investimento será de R$ 241,9 mil com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. A obra deverá ser executada em 30 dias, pela empresa Sipolli Construtora Ltda, vencedora da licitação.

O diretor de parques e praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Carlos Borges da Fontoura, explica que a obra trará benefícios para a população que mora e utiliza as vias da região. “O Parque Tingui é um ponto turístico da cidade e a reforma dará mais conforto para os frequentadores”, disse.

O Parque Tingui faz parte de um projeto mais abrangente da Prefeitura de Curitiba chamado Rio Parque, que prevê a implantação de um parque linear em toda a extensão do Rio Barigui, unindo-o aos parques Tanguá, Barigui e Cambuí.

Localizado no bairro São João, o parque foi inaugurado em 1994, possui uma área de 380 mil metros quadrados e alterna em sua pista de caminhada paisagens de lagos, pontes e mata nativa, percorridos ao lado do Rio Barigui.

O Tingui também abriga o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana, portal, mirante, monumento em forma de “pêssanka” (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa) e campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba.

O nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba. Os tinguis eram índios combativos, hábeis na execução de armas e utensílios de pedra. Numa das entradas do parque está a estátua do cacique Tindiquera, feita pelo artista plástico Elvo Benito Damo.