Aprovado

Projeto Ecoelétrico tem baixo impacto na rede elétrica

A frota de dez veículos do Projeto Ecoelétrico da Prefeitura de Curitiba consumiu, de junho a setembro, 3.751 kWh para percorrer 19.688 quilômetros. Isso representa que a cada 1 quilômetro rodado foi necessário 0,19 kWh – quatro vezes menos da energia gasta para se tomar um banho de 10 minutos utilizando um chuveiro elétrico.

Os dados demonstram que o impacto destes carros na rede elétrica está longe de produzir sobrecarga no sistema. Segundo cálculos de Itaipu Binacional, parceira do projeto Ecoelétrico, se toda a produção anual de automóveis fosse elétrica, considerando uma frota de 3,4 milhões, a demanda de energia seria equivalente a 3,3% do que se consome hoje, o que é considerado um impacto muito baixo.

Os carros elétricos também representam maior eficiência quando comparados aos movidos a combustão. Conforme levantamento da Renault do Brasil, parceira do Ecoelétrico, o motor de um carro convencional desperdiça energia e apresenta uma eficiência de 15%. Isso quer dizer que de 100 unidades de energia que entram pelo tanque de combustível do carro, 15 unidades servirão para fazer o veículo rodar efetivamente. Já no caso do veículo elétrico, o porcentual sobe para 85%.

O projeto Ecoelétrico, constituído ainda em parceria com a empresa portuguesa Ceiia, entra em sua segunda fase, com estudos de viabilidade para os carros elétricos compartilhados (car-sharing). O objetivo é aumentar a frota de veículos não-poluentes e, ao mesmo tempo, incentivar o uso coletivo do carro, reduzindo a circulação de veículos na cidade.

“Este é um passo importante do projeto, pois amplia a frota dos veículos elétricos que podem ser utilizados de forma individual, mas por várias pessoas. Cada vez mais Curitiba demarca sua posição como uma cidade inteligente”, afirma a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, coordenadora do Projeto Ecoelétrico.

Os dados referentes aos indicadores dos veículos do projeto Ecoelétrico que contabilizam o CO2 poupado, a distância percorrida, a energia consumida, o número de viagens são atualizados diariamente e podem ser acompanhados pelo site www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook