Meio ambiente

Bairros de Curitiba terão mais sete bosques de conservação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai implantar sete novos Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU), uma categoria de unidade de conservação restrita ao acesso público, que tem como objetivo a preservação de bancos genéticos de biodiversidade.

Os bosques estão localizados em áreas que já pertencem ao Município e somados têm uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados. O maior deles ocupará 47,6 mil metros quadrados no bairro Tatuquara, entre as ruas José Mulaski e Juarez Távora.

As regionais que serão beneficiadas com as novas unidades ambientais são: Bairro Novo, Cajuru, CIC e Pinheirinho (veja abaixo a relação completa dos BCBU e seus endereços). A previsão é para que as obras sejam finalizadas no primeiro semestre de 2015.

O superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Trindade, explica que o objetivo do BCBU é a conservação da biodiversidade e da vegetação, sem necessariamente o uso para lazer. “Em alguns casos será possível o acesso público sem degradação como, por exemplo, a instalação de iluminação, ciclovia ou pista para caminhada”, diz.

O município possui 70 áreas na cidade com potencial para serem transformadas em Bosques e duas áreas já implantadas: o Santa Paula (2011) e o Mercúrio (2013).

“Os bosques são ilhas verdes em áreas que pertencem ao Município e que vão receber investimentos para a preservação. São áreas que prestam um grande serviço. Servem para a prevenção de enchentes, contenção de ruídos e promovem a vida”, afirma secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

Com a criação dessas áreas, a Prefeitura implementa seu plano de governo, que para a área do Meio Ambiente prevê implantar delimitação gradativa de pequenas áreas urbanas para a preservação ambiental.

Endereços dos novos Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana

Pinheirinho

Rua José Mulaski Gebert  – Tatuquara

Rua Conceição Maria V. de Rosa – Tatuquara

CIC

Rua Ludvina Schuster Paes

Rua Araranguá

Rua Maria Homan Wisnkewski

Bairro Novo

Rua Ana Maria Foggiato Roda, Sítio Cercado

Cajuru

Rua Engenheiro Ademar Munhoz, Uberaba

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo