Mais adeptos

Crowdfunding se consolida cada vez mais no Brasil

Em uma época em que compartilhar é uma das ações mais praticadas pela população, engajar pessoas em prol de um projeto a ponto de elas colaborarem financeiramente faz sentido para o mundo. O chamado crowdfunding (financiamento coletivo) já se consolidou em inúmeros países e ganha cada vez mais adeptos também no Brasil.

De produções teatrais e literárias a reformas arquitetônicas ou pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, esse tipo de captação não só traz a óbvia vantagem de oferecer um caminho para a obtenção dos recursos necessários para viabilizar tal ideia, sem a devolução monetária da quantia, mas também permite ao próprio empreendedor uma maneira confiável de verificar se o seu projeto encanta e faz sentido para os
outros.

O coordenador estadual do Projeto Startups, do Sebrae Paraná, Fernando Tortato, explica que essa modalidade ganha força em projeto e negócios que envolvam “causa e propósito”. “Os investidores em crowdfunding não buscam uma taxa específica de rentabilidade, eles querem aplicar um determinado capital naquilo que transmite um senso de pertencimento. É algo que tem tudo a ver com o mundo moderno e a valorização da construção do conhecimento coletivo, quem contribui ajuda a construir e financiar isso”, aponta Tortato, que é especialista em gestão e planejamento estratégico e professor do MBA em Administração do
ISAE/FGV.

Nessa forma de fazer o dinheiro circular e promover novos empreendimentos, o especialista ressalta que esse financiamento é desvinculado do negócio dar certo ou não. “Quem quer tentar esse tipo de captação tem que ter em mente que a expectativa de retorno é diferente de um banco que vai querer analisar o plano de negócio e, depois de um tempo, receber o montante emprestado com juros, mesmo que o projeto fracasse”, compara. Essa diferença é o que explica as razões de um projeto conseguir o valor necessário para ser executado e outro não.

Funcionamento

Boa parte dos sites de financiamentos coletivos estampam a meta financeira de cada projeto, a data de início de captação e o prazo final. Caso não se obtenha a quantia determinada até a data limite, o valor é devolvido para quem contribuiu. Cada projeto tem um prazo fixo para atingir a sua meta financeira. Se a quantia for alcançada, o empreendedor recebe os recursos arrecadados para executá-lo. Aos investidores, normalmente, são entregues recompensas que são estipuladas de maneira clara para cada faixa ou cota
de doação.

Terror vai pros palcos

Divulgação
Equipe da peça “Pânico na Mansão” tenta arrecadar R$ 39.956,80.

Até o dia 2 de novembro, a Companhia Transtorno de Teatro tenta conseguir exatos R$ 39.956,80 para a montagem do espetáculo “Pânico na Mansão”, que tem estreia prevista para janeiro de 2015, na Casa da Glória, no Rio de Janeiro. Metade grupo é formado por atores de Curitiba que pela primeira vez buscam financiar dessa forma uma produção teatral. “Como estamos trazendo um espetáculo de horror, a captação via leis de incentivo é mais complicada, por isso resolvemos apostar no financiamento público”, explica a atriz curitibana Tati Pasquali.

A arrecadação teve início no dia 1 de setembro e até ontem foram doados R$ 5.130,00. Além de acreditarem na qualidade do espetáculo, o grupo está confiante na inovação proposta pela montagem. “Será um espetáculo de 50 min,utos em que cinco histórias acontecem simultaneamente em vários cômodos da casa e pequenos grupos de 20 pessoas vão percorrendo cada espaço, acho que cada pessoa que assistir à peça e participar do projeto ficará muito satisfeita de fazer parte dessa experiência”, garante a atriz.

A partir de R$ 20 já é possível investir em uma cota do espetáculo “Pânico na Mansão”. Além da satisfação, cada cota traz uma recompensa que vai de ver o nome nos créditos de agradecimento da página da peça no Facebook (www.facebook.com/paniconamansao) até sessões particulares para empresas e investidores que participam com valores acima de R$ 5 mil. Nas cotas a partir de R$ 10 mil, empresas podem ter suas marcas estampadas em todo o material de divulgação do espetáculo. Quem quiser fazer parte dessa montagem pode acessar o site: www.sibite.com.br/campaigns/panico-na-mansao.

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