Sinal de educação!

Motorista curitibano “esquece” de usar a seta

O ato simples de sinalizar através do pisca-pisca uma conversão ou uma mudança de faixa no trânsito parece difícil para parte dos motoristas paranaenses. Segundo números do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), no primeiro semestre deste ano, 1.412 condutores foram multados porque não sinalizaram a mudança de direção ou de faixa de circulação. Só em Curitiba foram 397 multas pelo mesmo erro. De acordo com código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é grave e penalizada com multa de R$ 127,69 e a perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quem circula pelas ruas de Curitiba diariamente dentro de um veículo não contesta os números do Detran/PR. Evandro Lemos é taxista há quatro. Ele afirma que não sinalizar a conversão ou a mudança de faixa é disparado o erro mais recorrente entre os motoristas de Curitiba. “Se eu for parar pra contar quantos condutores não dão o pisca enquanto dirigem, não faço outra coisa da vida. Ocorre todo dia e toda hora”, revela.

Segundo Lemos, a grande maioria dos motoristas que circulam pela capital não dá seta. “É muito raro. Quase todos mudam de faixa da forma que querem e como querem, sem sinalizar nada. Vão apenas enfiando o carro. Quando vejo algum condutor sinalizando corretamente, eu até comemoro”, brinca.

Gerson Klaina
Taxista Evandro Lemos é testemunha: “Ocorre todo dia e toda hora”.

O taxista revela que já testemunhou diversos acidentes que ocorreram pela falta de sinalização por parte dos motoristas. “Com o aumento da frota, tudo começou a piorar. Todo o dia vemos pequenas batidas que ocorrem justamente porque os motoristas não dão a seta. E o pior é que quando você dá a seta para mudar de faixa, tem condutor que acelera pra não te dar passagem”, desabafa.

A coordenadora de infração do Detran/PR, Marli Batagini, afirma que o número de multas relacionadas a este tipo de infração é considerado alto. “Se trata de uma ação básica e obrigatória no ato de dirigir, tanto que é uma infração grave. Não sinalizar corretamente acaba gerando esses acidentes banais, que ocorrem todos os dias porque normalmente os motoristas esquecem de dar a seta”, diz.

Ainda segundo Marli, o Detran/PR foca suas ações nos cursos de reciclagem para tentar fazer com que esse tipo de infração diminua. “Reforçamos para que os centro de formação de condutores insistam nessa orientação e nos nosso cursos de reciclagem também batemos na tecla de que o motorista precisa sinalizar”, conclui.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook