Meio ambiente

Reassentamento de famílias gera novo parque em Curitiba

A auxiliar de serviços gerais Ivanilda Lopes de Campos, de 40 anos, voltou nesta semana ao local onde viveu dificuldades para criar seus seis filhos – a Vila Nova Barigui, na CIC. Encontrou um cenário totalmente diferente da época em que ali morava. Os precários barracos de madeira onde viviam amontoadas 220 famílias deram lugar a canchas esportivas, parquinhos infantis, academia ao ar livre, pista de skate, bicicletários e áreas de estar.

A implantação do Parque Mané Garrincha, inaugurado pela Prefeitura de Curitiba no último domingo (21), é resultado de um trabalho que começou com a atuação da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), que entre 2009 e 2010 efetuou o reassentamento das 220 famílias que habitavam irregularmente o local, nas margens do Rio Barigui. Foram transferidas 150 famílias para o Moradias Aquarela, no bairro Augusta, e 70 para o Moradias Corbélia, no São Miguel – os dois conjuntos na abrangência da regional CIC.

Moradora do Aquarela há quatro anos, Ivanilda conta que está vivendo o período mais tranquilo da vida. “Aqui é a melhor casa que já tive. Agora finalmente os dias são sossegados. Não tenho nenhuma saudade lá da vila onde morei quase 20 anos e criei meus filhos. Nós sofremos demais, foram tantas enchentes que perdi a conta. Quando chovia, na volta do serviço eu tinha que ir pulando os muros dos vizinhos pra conseguir chegar em casa e ver se as crianças estavam bem”, relembra.

Apesar de não ter saudade, Ivanilda estava curiosa para ver em que situação se encontra o local onde morou por duas décadas. “Desde que saímos de lá nem passei por perto, acho que fiquei com trauma. Hoje me sinto pronta para voltar lá e ver como está”, disse. A filha Emanuele, hoje com 10 anos, tinha 6 quando a família foi transferida e também se animou em ver a transformação do local.