Mobilidade

No Dia Mundial Sem Carro, Expresso completa 40 anos

No Dia Mundial Sem Carro, que ocorre nesta segunda-feira (22), os motoristas serão convidados a deixar o automóvel em casa e utilizar outros meios de transporte para se locomover. A data também marca os 40 anos de um legado de Curitiba para o mundo, o Expresso.

A programação de Curitiba para o Dia Mundial Sem Carro começa com a inauguração da Praça de Bolso do Ciclista, na Rua Presidente Faria, esquina com a Rua São Francisco, na região central. Das 9 às 13 horas, a Rua Monsenhor Celso será bloqueada para a realização de atividades recreativas.

A partir das 18 horas, a Marcha das Bicicletas reúne ciclistas na Praça Santos Andrade para percorrer as ruas centrais de Curitiba. A previsão é de que participem cerca de duas mil pessoas.

Divulgação
Em 1980, os primeiros ônibus articulados começaram a circular nas canaletas.

Expresso

Em 22 de setembro de 1974, entrava em circulação o Expresso. A ideia era fazer, literalmente, um metrô sobre rodas. O sistema de canaletas exclusivas para os ônibus, hoje é mundialmente conhecido como BRT (Bus Rapid Transporte) e já foi adota por várias cidades brasileiras e grandes centros urbanos nos quatro cantos do planeta.

O sistema criado em Curitiba foi inovador e passou por novos avanços ao longo das décadas. Em 1980, os primeiros ônibus articulados começaram a circular nas canaletas, o que ampliou a capacidade de transporte de passageiros. Em 1992, nova inovação, os primeiros biarticulados começam a operar no Eixo Boqueirão e os pontos de ônibus são substituídos pelas estações-tubo.

Em 1995, os biarticulados chegam ao maior eixo de transporte da capital, o Norte-Sul. O slogan da época reforçava o pioneirismo da cidade: “Para Curitiba, a evolução só para onde tem que parar”. Em 2000, os biarticulados também passaram a operar no Eixo Leste-Oeste.

Em 2011, o ‘azulão’ começa a operar no Eixo Boqueirão e Curitiba volta a ter o ônibus mais longo do mundo. Os novos biarticulados medem 28 metros, contra 24,5 metros dos modelos anteriores. Em breve, o ‘azulão’ também deve começar a operar nos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook