Mais chuva e muito calor

Primavera terá chuvas e temperaturas acima da média

A estação das flores começa exatamente às 23h29 de hoje e vai até a noite do dia 21 de dezembro. E depois de pelo menos dois anos sem se manifestar, o fenômeno El Niño volta a se formar no Paraná, fazendo com que a estação tenha temperaturas e chuvas ligeiramente acima da média esperada para o período.

De acordo com Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar, o oceano já está com águas mais quentes, mostrando que o El Niño já está evoluindo e seu auge deve ser entre novembro e janeiro. A Grande Curitiba terá uma oscilação na quantidade de chuvas. Outubro deve ter entre 100 e 150 milímetros (mm) – a média histórica é de 100 a 140. Em novembro a média cai para entre 100 e 125 mm (a média histórica é de 70 a 130). Já em dezembro as chuvas voltam a um patamar entre 125 e 175 mm na capital e região metropolitana (em que a média histórica é de 110 a 190) e podem chegar a 300 mm no litoral.

O Simepar revela que ao longo da estação poderão ocorrer períodos longos sem registro de chuva bem como volume excessivo de precipitação em uma microrregião e pouco em outra, muito próxima.

Calor

Já a temperatura deve ficar acima da média histórica. Pelas projeções divulgadas pelo Simepar, enquanto as mínimas e máximas ficavam entre 12,3 a 22 graus em outubro, 13,8 a 23,8 graus em novembro e 15,4 a 25,2 graus em dezembro, este ano elas devem ficar 2 a 4 graus a mais que as médias históricas. Ou seja, esta primavera vai ser mais quente que outras. E as regiões que mais vão sentir o calorão serão o Norte e Oeste do Estado.

A amplitude térmica (diferença entre as mínimas e máximas diárias) também deverá ser maior este ano, o que pode significar sair de casa agasalhado pela manhã, sentir muito calor na hora do almoço e voltar para casa com aquele vento fresco no fim da tarde. Mas a amplitude vai diminuir conforme o verão for chegando.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook