Dia da Limpeza

Mutirão revitaliza a Praça Garibaldi, no Centro Histórico

Um dos mais tradicionais pontos turísticos da Curitiba, a Praça Garibaldi, no centro histórico, no Largo da Ordem, foi revitalizada neste sábado (20), dentro da programação do Dia Nacional da Limpeza. O mutirão que deixou brilhando a calçada de petit pavê, a Fonte da Memória, conhecida como Cavalo Babão, e outros equipamentos públicos foi  organizado pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em parceria com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Seac-PR), com apoio da Prefeitura de Curitiba.

O Dia da Limpeza é um movimento nacional, realizado em diferentes cidades brasileiras para a coleta de lixo e limpeza ambiental de locais públicos. Em Curitiba o movimento teve característica diferenciada. “A cidade já é uma referência na coleta e destinação do lixo, razão pela qual o foco foi a manutenção da boa conservação dos espaços públicos a partir de uma ação profissionalizada e tecnologia adequada”, disse o presidente do Seac-PR, Adonai Arruda.

Foi um dia todo de trabalho e que envolveu a participação de mais de 30 pessoas entre profissionais capacitados em limpeza e voluntários treinados. O resultado poderá ser conferido já  neste domingo, durante a tradicional Feira de Artesanato do largo da Ordem. Usando técnicas e equipamentos para a redução do consumo de água, foram feitas a limpeza  da calçada em petit pavê, das escadarias da igreja do Rosário, dos bancos e lixeiras, além das placas e monumentos da praça.

A limpeza foi feita com equipamentos de alta tecnologia, a partir do uso racional da água, produtos biodegradáveis de limpeza descarte correto dos resíduos, orientação e participação de profissionais das empresas associadas ao Seac-PR.  “Selecionamos a Praça Garibaldi por fazer parte de nosso Centro Histórico e por receber sempre um grande fluxo de turistas na cidade. Agradecemos as entidades envolvidas por organizar esse trabalho no início da primavera”, diz o secretário municipal do Governo, Ricardo McDonald Ghisi.

Além do mutirão de limpeza a organização do evento organizou um stand com equipe para prestar informações e cadastrar pessoas para o trabalho no setor de limpeza. Foram oferecidas  1,2 mil vagas de trabalho para pessoas com deficiência física, na área. Paralelamente ao evento, 300 pessoas participaram de uma aula sobre limpeza e conservação promovida por meio da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop). “Com esta ação buscamos a partir da revitalização de um dos importantes espaços da nossa cidade, apresentar as características do setor de limpeza profissional, com a qualificação adequada dos profissionais e técnicas de proteção ambiental”, disse a superintendente da Facop, Cássia Almeida.  

Apoiam o evento a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Siemaco), a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e as empresas Diversey e Karcher.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook