Em recuperação

Passeio Público recebe quatro macacos apreendidos pelo Ibama

O Passeio Público de Curitiba recebeu nesta quarta-feira (17) quatro macacos-aranha da cara vermelha vindos de Manaus (AM). Os animais foram aprendidos recentemente pelo Ibama de Manaus e são todos da espécie Ateles paniscus, sendo duas fêmeas adultas e um casal órfão de filhotes, todos sem condições de soltura na natureza pelo estado em que foram apreendidos.

Apesar de os filhotes órfãos terem aproximadamente a mesma idade, em torno de 3 meses de vida, são de ninhadas diferentes (não irmãos), provavelmente porque houve morte das respectivas mães e captura dos filhotes para tráfico e comércio ilegal. A situação dos macacos era grave, em particular dos filhotes, e o Ibama pediu a ajuda da Prefeitura de Curitiba por ter uma equipe de referência no cuidado de emergência dos animais.

Os animais se encontram em quarentena na área reservada do Passeio Público e estão sendo atendidos por uma equipe de 12 profissionais incluindo veterinários, biólogos, zootecnistas e tratadores. “Esperamos poder dar toda atenção e carinho que nossos parentes (primatas) evolutivos necessitam, e um dia se possível retorná-los ao seu ambiente natural na Amazônia, lugar de onde nunca deveriam ter saído”, afirma o diretor do departamento de pesquisa e conservação de fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alexander Biondo.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook