Popular

Portal do Futuro é o novo ponto cultural do Boqueirão

Em pleno sábado à tarde a sala do Portal do Futuro do Boqueirão está cheia de jovens. O som na picape é o rap ou o hip-hop e um círculo se forma. Em duplas normais ou mistas, garotos (B-boys) e garotas (B-girls) desafiam-se em disputas de breakdance que agitam todos os presentes. Cada movimento é saudado com muito entusiasmo. Depois de alguns minutos a dupla vencedora é definida, avança para uma nova fase. O mais importante é estar entre amigos, compartilhando uma atividade cultural e esportiva que todos curtem.

A disputa de breakdance é uma das muitas atividades espontâneas da comunidade do Boqueirão realizadas no Portal do Futuro, projeto da Prefeitura de Curitiba direcionado a jovens entre 15 e 29 anos, com centros integrados de educação, cultura, esporte, ciência e profissionalização. Além do Boqueirão, há unidades do Portal nas regionais Bairro Novo, Cajuru e CIC. Estão prevista para 2015 a construção de novos Portais nas regionais Santa Felicidade e Boa Vista.

“É ótimo termos esse espaço, que dá oportunidades para a gente fazer esportes e espaço para nossas atividades. Vi outros jovens dançando no Portal e decidi me inscrever nas aulas que são oferecidas aqui”, diz Lucas Jacob, de 15 anos, morador do Boqueirão e que participa de “batalhas” de dança representando o Portal em outros locais da cidade. “Danço há um ano e faço parte de dois grupos que participam de competições. Temos ido bem, ganhando alguns eventos. Hoje, dançar é minha vida e pretendo seguir carreira, ser dançarino e professor no futuro”, afirma Lucas Jacob, que estuda e também trabalha como menor aprendiz.

Ele frequenta as aulas de dança no Portal do Futuro Boqueirão, que oferece também diversas atividades culturais, físicas e esportivas aos jovens da região. Além da dança em diversos ritmos, há cursos e atividades de natação, hidroginástica, futsal, futebol, vôlei, basquete, rugby, judô, jiu-jitsu, ginástica, alongamento, musculação, yoga, capoeira, atletismo (corrida) e condicionamento físico. São também oferecidos cursos e orientações profissionais, em parceria com entidades e instituições.

O programa Portal do Futuro é voltado para o público jovem da cidade. Nele, os jovens são os responsáveis pela decisão sobre as atividades a serem desenvolvidas no espaço. A ideia do programa é incentivar nos cidadãos com idade entre 12 e 29 anos atitudes que os façam ser protagonistas de atividades, o que traz reflexo para o futuro deles. O Portal do Futuro faz parte do plano de governo da atual gestão, com trabalhos sendo desenvolvidos por diversas secretarias.

A estrutura do espaço conta com salas de ginástica, musculação e multiuso, espaço da leitura, sala de informática, teatro externo, auditório, sala de artes, vestiários, half de skate, campo de futebol, piscina semi-olímpica e quadra poliesportiva. Todas as atividades são gratuitas. Para participar basta trazer um documento e se matricular nas aulas. “Fazemos cerca de 8 mil atendimentos por mês. É um lugar agradável que une o trabalho da Prefeitura aos anseios da comunidade”, conta André Luiz Soares da Silva, professor de educação física e vice-gestor do Portal do Futuro Boqueirão.

A estudante de logística Vanessa Alves, de 20 anos, moradora do Boqueirão, pratica vôlei e musculação no Portal, além de utilizar a biblioteca do espaço. “É uma das melhores coisas que aconteceu no bairro, proporcionou atividades para os jovens fazerem fora do horário de aula. Fiz muitos amigos praticando esportes no Portal do Futuro”, lembra.

Protagonismo juvenil

Uma característica dos Portais do Futuro é abrir espaço para que os jovens opinem sobre a utilização dos espaços. “Convidamos jovens para reuniões semanais do nosso comitê gestor, nas quais podem expor suas ideias e o que querem ter de ,atividades no Portal. É uma participação democrática e sempre chegamos a um denominador comum para as realizações no espaço. O retorno é muito positivo”, diz o vice-gestor do Portal Boqueirão.

O comitê gestor tem a participação de oito integrantes jovens de diversas idades e diferentes interesses. “Participamos das reuniões e sugerimos a realização de campeonato de basquete ou um concurso de break, por exemplo. É muito democrático, somos ouvidos e geralmente nossas ideias são colocadas em prática”, afirma Gabriel Fernando Alves, 17 anos, que atualmente participa do comitê.

Ele pratica basquete no Portal do Boqueirão e pensa em seguir carreira como professor de Educação Física ou mesmo gestor do próprio espaço. “Tive muitas oportunidades aqui para treinar e me desenvolver, está sendo uma coisa muita boa. Gosto muito de vir no Portal, um lugar calmo e aberto para todo mundo praticar vários esportes”, confirma.

Para toda comunidade

O foco dos Portais do Futuro é o jovem, com idade entre 15 e 29 anos, mas os espaços também são abertos a toda a comunidade que tiver interesse em praticar atividades físicas e culturais.

O aposentado Dorvalino de Paula Sarmento, 63 anos, faz aula de hidroginástica no Portal Boqueirão para melhorar a saúde. “O exercício faz bem para o corpo, ajudar a melhorar a memória, as articulações. A estrutura aqui é muito boa, os professores nos atendem bem”, revela. “É muito bom fazer exercício, ainda mais que é gratuito. Sinto-me muito bem fazendo a hidroginástica, fico com muito mais disposição”, informa a também aposentada Odete Fernandes de Almeida, 70 anos.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook