Fiscalização

Semana de Trânsito terá blitze para pessoas com deficiência

Uma série de blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência em shoppings e supermercados será uma das atividades da Semana Nacional do Trânsito 2014 em Curitiba. A Prefeitura de Curitiba lança nesta quinta-feira (18) a sua programação, com uma cerimônia no auditório Thomas Morus da PUCPR. O evento deste ano tem como tema “Cidade para Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre” e será realizado em homenagem ao agente de trânsito Reynaldo Lopes, morto no final de agosto.

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, as blitze em estacionamentos terão caráter educativo para chamar a atenção sobre a utilização irregular das vagas preferenciais de idosos e pessoas com deficiência. “Precisamos aprofundar a discussão sobre o uso das vagas preferenciais dentro da pauta dos órgãos públicos e das empresas privadas. Todas as pessoas com deficiência, seja qual for, têm direito ao uso dessas vagas, desde que tenham credencial”, disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.

A Semana do Trânsito será a partida de uma medida de reforço na fiscalização das vagas prioritárias. A partir de outubro, uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) será designada para fiscalizar e atender as denúncias de ocupação irregular de vagas preferenciais em estabelecimentos privados de uso público, como supermercados e shoppings. Empresários do setor estão se unindo com a Prefeitura para tomar medidas de esclarecimento sobre o uso dessas vagas.

Prefeitura e empresários do comércio se unem para inibir ocupação irregular das vagas de estacionamento

Programação

O prefeito Gustavo Fruet participa da abertura da Semana Nacional de Trânsito em Curitiba, que terá a palestra magna “Caminhabilidade”, da professora Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, especialista em trânsito e uma das principais autoridades da área no País.

“A Semana Nacional de Trânsito em Curitiba será um momento para discutir todas as ações da Prefeitura em prol do pedestre curitibano e a relação que o cidadão estabelece com a cidade, na medida em que é o ator mais importante para o trânsito e a mobilidade da cidade”, afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A programação da Semana Nacional de Trânsito vai reunir palestras, blitze educativas e de fiscalização, atividades recreativas, esportivas e de saúde e exposições. O Dia sem Carro e a inauguração da Praça do Ciclista, no Centro, também integram a programação.

Na quarta-feira (19), em evento especial da programação, o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, irá ministrar a palestra “Trânsito como Questão de Saúde Pública”, destacando como o grande número de acidentes e as mortes no trânsito afetam a área da saúde no Brasil.

No mesmo encontro, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, ministra a palestra “Curitiba: 100 Anos de Evolução”, sobre o desenvolvimento do trânsito na capital paranaense, e o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera, fala sobre o projeto-piloto do semáforo para pessoas com mobilidade reduzida.

O Dia Mundial sem Carro, no dia 22 (segunda-feira), será lembrado com uma ação na Rua Monsenhor Celso, com o fechamento da via para o trânsito para a realização de diversas atividades. A Setran celebra no dia 23 (terça-feira) o Dia do Agente Municipal de Trânsito.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook