1.489 guardas

Câmara de Curitiba aprova plano de carreira da GM

Com 34 votos favoráveis, os vereadores da Câmara de Curitiba foram unânimes ontem, na aprovação em primeiro turno do projeto de lei que institui o novo plano de carreira da Guarda Municipal (GM). De autoria do Executivo, a iniciativa recebeu 16 emendas também acatadas pelo plenário sem objeções.

Segundo dados da prefeitura, Curitiba possui atualmente 1.489 guardas, sendo 1.353 homens e 136 mulheres. A proposta altera a nomenclatura do cargo (antes denominado segurança municipal) e institui o crescimento linear dentro da carreira, considerando como critérios: tempo de serviço, trajetória e especializações. Para o ingresso (via concurso público), a novidade é a exigência de exame toxicológico.

O texto determina que o cargo de guarda municipal seja estruturado em classe inicial, terceira classe, segunda classe e primeira classe. Também está estabelecida a mudança de tal área de atuação para a de supervisor, e desta para inspetor mediante procedimento específico, realizado pelo menos uma vez ao ano. Até 2016, o impacto financeiro será de R$ 13,5 milhões.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), Luiz Vecchi, a categoria continuará atenta à tramitação de outras propostas, como a que isenta os servidores do pagamento da tarifa do transporte coletivo e a que institui o Conselho Municipal de Segurança.

Paraná Online no Facebook