Curitiba

Via deve ser compartilhada entre carros, bicicletas e pedestres

A Prefeitura Municipal de Curitiba anunciou nesta terça-feira (16) que pretende começar as obras para a implantação de um novo modelo de corredor de transporte no início de 2015. O Ligeirão Leste-Oeste prevê a criação de calçadões para uso compartilhado por pedestres, carros, motos e bicicletas.

A nova linha vai transportar 80 mil passageiros por dia, ligando a região do CIC Norte, a partir da Rua Eduardo Sprada, a Pinhais. O ligerião utilizará um trecho de canaletas já existente no eixo Oeste por onde atualmente passa o Ligeirinho Pinhais/Campo Comprido.

O eixo Leste-Oeste é formado principalmente pelas avenidas Padre Anchieta, Sete de Setembro e Affonso Camargo, em Curitiba; e Ayrton Sena da Silva, em Pinhais. Por ele passam, atualmente, os ônibus do Expresso Centenário-Campo Comprido que transportam, por dia, 100 mil passageiros e o Ligeirinho Pinhais-Campo Comprido.

Ao longo dos trechos, as pistas de trânsito lento, que margeiam as canaletas, nas quadras das estações-tubo, serão transformadas em faixas elevadas, ao nível da calçada. Com a abertura de espaço para o pedestre, que terá a prioridade, estas pistas passarão a atender o trânsito local para quem mora ou trabalha na quadra.

Com sinalização diferenciada, os dois lados do calçadão serão integrados por faixas elevadas. As grades que ficam no entorno das estações darão lugar a arbustos, formando uma barreira verde que direcione o pedestre para os pontos de travessia segura. Iluminação, paisagismo, bancos, áreas de descanso e paraciclos completam o projeto que busca a convivência segura de ônibus, pedestre e trânsito.

Segundo a prefeitura, serão investidos R$ 194,5 milhões, dinheiro obtido em financiamento com a Caixa Econômica Federal.

Novo terminal

O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a Urbs, abre a possibilidade de substituir a estação Eduardo Sprada pelo terminal CIC Norte, atualmente em fase de estudos complementares em função da implicação sobre o sistema viário da região. Se viabilizado, o novo terminal abrigará, além do Ligeirão, também o biarticulado Centenário/Campo Comprido que, assim, terá seu trajeto, aumentado em 1,5 quilômetro.

Pelo novo terminal também vão passar as linhas alimentadoras da Estrada Velha de Campo Largo (prolongamento da Eduardo Sprada), da Cidade Industrial e da Rua João Denbinski – neste caso, fazendo ligação com o terminal da Fazendinha.

O terminal Campo Comprido, pela sua localização, será mantido e reformado como terminal de passagem de ponto de integração dos alimentadores do Jardim Gabineto, Riviera, Positivo e das linhas originárias das ruas João Falarz e Toaldo Túlio.

No total serão 32 estações, com a criação da estação UTFPR, a ser implantada para atender a nova demanda. As estações já existentes serão reformadas. Também serão reformados e ampliados os terminais Campo Comprido, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia e Vila Oficinas. Um novo terminal será construído no CIC Norte.