Grande susto

Carro decola de via rápida e invade a Universidade Positivo

Um Sandero voou da Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (rápida centro-bairro) para dentro da Universidade Positivo, no Campo Comprido, na manhã de terça-feira (16). O carro destruiu a grade de proteção, bateu em um poste e danificou parte da estrutura da universidade. O motorista, de aproximadamente 20 anos, saiu sem lesões aparentes, mas foi encaminhado ao hospital para confirmar que estava tudo bem.

Testemunhas contaram que o rapaz estava em alta velocidade. “Foi tentar ultrapassar um Megane que vinha mais devagar e, quando jogou o carro para o lado, perdeu o controle”, contou Marcelo Spake, 39 anos, que trabalhava em um hidrante na rua. O impacto do carro fez um buraco no asfalto do estacionamento da universidade. “O motorista do outro carro até parou mais para frente para ver o que tinha acontecido, porque foi realmente assustador”, disse o trabalhador.

O veículo só parou quando bateu na estrutura de acesso aos prédios. Havia muitas pessoas na instituição por causa de congresso de neurologia, mas ninguém ficou ferido. “Vimos da grade de proteção que por pouco não atingiu alguém. Tiveram algumas pessoas que ficaram feridas por causa dos estilhaços do vidro, mas nada grave. Se tivesse alguém passando pelo local na hora, teria morrido”, contou Marcelo Spake.

A universidade não confirmou se o motorista era estudante da instituição. De acordo com os representantes da UP, o veículo tinha seguro. O valor estimado dos danos, só no estacionamento, pode chegar a R$ 40 mil.

Estatística

Há duas semanas a Tribuna havia relatado os frequentes acidentes que ocorrem naquele trecho da via rápida. Números do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) mostram que, entre janeiro e agosto, houve 12 acidentes naquela área, com 12 feridos. No mesmo período do ano passado, foram 23 ocorrências, com 23 vítimas, mas nenhuma fatal.

Moradores reclamavam que motoristas exageram na velocidade e, no trecho, não há lombadas, travessias elevadas, radares ou lombadas eletrônicas. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) o trecho não apresenta padrões e critérios para instalação desses redutores de velocidade.

Aliocha Maurício

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