Ciclovia do perigo

Trabalhador desvia de buracos, cai e é atropelado por ônibus

As péssimas condições da ciclovia da Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, custaram a vida do metalúrgico Silvano Alves Pereira de Souza, 35 anos, no fim da tarde de ontem. Como fazia todos os dias, o operário pedalava sua bicicleta no trajeto para casa, mas obstáculos e buracos na ciclovia o fizeram perder equilíbrio, pouco depois de passar o cruzamento da Rua John Lennon.

Segundo testemunhas, ele ainda tentou olhar para trás ao desviar para rua, mas não conseguiu retornar e foi atropelado por um ônibus da linha Santa Fé-Itajuba, que estava prestes a parar em um ponto, onde havia passageiros esperando. O corpo e a bicicleta foram arrastados por cerca de dez metros.

“Seguia devagar porque já ia parar no ponto. Estava no máximo a 40 km/h e mesmo assim não vi quase nada. Percebi apenas o ciclista caindo na frente do ônibus e depois senti o veículo passar por cima dele”, disse o motorista Claudinei Javorski, 34, que chorou bastante ao ver o corpo da vítima, embaixo do rodado traseiro.

Incentivo

A bicicleta, retorcida, ficou presa ao para-choque de trás do coletivo. Conforme o relato de colegas de trabalho de Silvano, ela era o meio de transporte diário do metalúrgico. “Era um dos funcionários mais antigos do setor dele. Foi uma pessoa excelente, sempre pedalando e incentivando os amigos”, comentou Reginaldo, amigo da vítima.

O acidente aconteceu em frente à Unidade de Saúde Dr. Nestor Cruz Santos. Alguns trabalhadores que passam sempre pelo local reclamaram das condições das calçadas e ciclovia, que são esburacadas e não recebem manutenção há muito tempo.

“É incrível ter ciclovia com poste de energia como obstáculo, entulho e com o pavimento todo acidentado”, declarou a auxiliar de serviços gerais Clarice Dias. No ponto onde Silvano se desequilibrou havia três grande buracos e alguns metros atrás, a ciclovia estava bloqueada por vigas de madeira que saiam de uma obra.

A pista da avenida, sentido BR-277, ficou parcialmente bloqueada até a trabalhosa retirada do corpo.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook