Confraternização

Curitiba sedia nova edição do encontro nacional de ruivos

Curitiba foi sede neste fim de semana do Encontro Nacional de Ruivos. Em sua terceira edição, o inusitado evento que é organizado com a ajuda das redes sociais, reuniu cerca de 70 ruivos naturais da capital paranaense e de outros estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

Usando roupas azuis, para segundo eles saírem melhor nas fotografias, no sábado (06) à tarde eles estiveram no Jardim Botânico, onde fizeram muitas fotos e confraternizaram com os colegas de ruivice. À noite a programação segue pelo Largo da Ordem e para o domingo está marcado um piquenique no gramado do Museu Oscar Niemayer.

De acordo uma das organizadoras do evento, a designer Gabriella Senra, de 24 anos, o encontro que já foi realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro acontece em homenagem ao Dia do Ruivo, comemorado no dia 7 de setembro, principalmente em Breda na Holanda, com uma reunião anual com a participação de ruivos de várias partes do mundo.

Gabriella conta que este ano, graças a uma votação na internet, Curitiba foi escolhida como destino para a reunião nacional. “Fizemos uma votação entre os participantes do Ruivos Mania, a página Facebook que conta com cerca de 4.500 ruivos naturais de todo o Brasil e Curitiba foi eleita”.

Quem aproveitou a ocasião para vir conhecer Curitiba foi a enfermeira Cecilia Martins Vieira de 28 anos. “Este é primeiro encontro do qual participo. Vi alguns ruivos na TV e procurei pelo grupo na internet, assim que fiquei sabendo do encontro aproveitei para satisfazer meu desejo de conhecer outros ruivos e também Curitiba. Como cheguei antes do feriado precisei pedir folga para o meu chefe, que liberou e achou a ideia bem interessante”.

Entre tantas cabeças vermelhas, também chamavam a atenção o casal de ruivos formado pela fotógrafa gaúcha Manoela Bernardi de 23 anos e o geólogo curitibano Caio Torques de 24, que além da cor dos cabelos também têm outras afinidades.

“Somos escritores e pesquisadores de geologia e nos conhecemos pela internet. E assim que vim para Curitiba para o lançamento do livro dele, começamos a namorar” conta Manoela que junto com Caio forma um dos três casais do grupo nacional do Facebook.

Mas o charme do encontro ficou por conta do pequeno João Guilherme de Souza de sete anos. O ruivinho veio trazido pelos pais para conhecer mais pessoas com os cabelos avermelhados como ele.

“Ele quis vir, hoje ele gosta de ser ruivo, mas já passou por uma fase de dúvidas pelas brincadeiras dos amiguinhos” conta o pai, o advogado Guilherme Otto de Souza, de 40 anos.

Curiosidades

– Cerca de 2% da população mundial nasceu ruiva;
– O cabelo vermelho é uma mutação do gene MC1R do cromossomo 16. A mutação bloqueia a produção de eumelanina (pigmento marrom/preto), o que provoca um acúmulo da feomelanina (pigmentos loiro/vermelhos).
– O aquecimento global pode levar os ruivos à extinção. Acredita-se que a mutação do gene recessivo que produz os cabelos vermelhos decorre da baixa luminosidade do ambiente onde a pessoa está. Se as previsões de aumento de temperaturas estiverem corretas, haverá mais dias ensolarados e cada vez menos ruivos.
– A página Ruivos Curitiba no Facebook tem mais de 200 participantes.
Fonte: Ruivos Mania e Ruivos Curitiba.

Paraná Online no Facebook