"Falcão prateado"

Licitação para melhoria do Inter 2 será feita ainda este ano

A primeira obra para melhorias na linha de ônibus Ligeirinho Inter 2 será a construção de uma trincheira no cruzamento da Avenida Nossa Senhora Aparecida com as avenidas Arthur Bernardes e Mário Tourinho, um dos pontos de maior lentidão no itinerário da linha. A prefeitura divulgou ainda que pretende abrir até o fim do ano a licitação para os trabalhos.

A trincheira faz parte de um conjunto de projetos que pretendem melhorar a velocidade dos ônibus e reduzir o tempo de deslocamento dos usuários da linha que, isolada, é a mais carregada do sistema de transporte coletivo da capital, com 80 mil passageiros transportados por dia, e apresenta velocidade operacional de 23 quilômetros por hora. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) já solicitou a licença ambiental prévia para a obra da trincheira.

Outras duas obras, os binários formados pelas ruas Camões e Germano Mayer, no Hugo Lange; e ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, no Capão da Imbuia, estão em fase de contratação de projeto de engenharia e devem ser iniciadas no ano que vem. Elas também devem interferir no desempenho da linha. De acordo com a prefeitura, desta maneira, o Inter 2 terá um ganho considerável de tempo, pois poderá trafegar em ruas de sentido único, podendo fazer conversões à esquerda sem esperar o escoamento do trânsito no sentido contrário.

Serão investidos na requalificação da Linha Inter 2 R$ 102,46 milhões, dos quais R$ 23 milhões com recursos próprios da Prefeitura e o restante do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). O projeto para requalificação da linha 2 prevê, ainda, a reformulação de terminais e o aproveitamento das atuais canaletas do ônibus expresso para circulação do Inter 2. Quando estiverem integralmente implantadas, as intervenções previstas vão aumentar a capacidade da linha para 110 mil passageiros por dia e reduzir o tempo de viagem de 102 para 90 minutos.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook