Evento

Mês da Cultura Japonesa é aberto no Mercado Municipal

A abertura oficial do Mês da Cultura Japonesa em Curitiba foi realizada, neste sábado (30), no Mercado Municipal. Com a simbólica quebra do barril de sake (Kagami-Biraki), para desejar sorte, o prefeito Gustavo Fruet, juntamente com o cônsul do Japão, Takahiro Iwato, deram o início às festividades que reiniciam na próxima quarta-feira (03) com a exposição itinerante Formas Artesanais- Tradição e Técnicas e se entendem até o fim do mês de setembro.

“Esse evento aqui no Mercado Municipal tem grande significado, já que sua criação se confunde com a história da imigração japonesa aqui na capital. Curitiba quer reafirmar a sua história com esse povo e aumentar cada vez mais essa parceria. Por isso, além de participar desta comemoração, inserimos o Haru Matsuri [Festa da Primavera] realizado em outubro no Parque Barigüi como evento oficial da cidade”, afirmou Fruet.

“É importante o apoio da Prefeitura de Curitiba assim como de outras entidades para reforçarmos e difundirmos nossa cultura no Brasil e por isso preparamos eventos gratuitos em vários pontos de Curitiba”, disse o Cônsul.

Para marcar a abertura do mês cultural, o público pode apreciar a apresentação dos grupos musicais Wakaba Taiko, Yasakoi Soran e Ryukyu Koku Matsuri Daiko. A população também poderá participar de oficinas e palestra de Mangá, exibição de filmes japoneses com som original e legendas em português e a exposição guiada com historiadores pelo Museu Paranaense.

Além disso, entre os dias 13 e 14 de setembro, estarão em exposição os tradicionais bonsais e ikebanas, no mezanino do Setor de Orgânicos do Mercado. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.curitiba.br.emb-japan.go.jp.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook