Rua Nicarágua

Avião cai em frente a uma casa no bairro Bacacheri, em Curitiba

Um avião particular fretado para Londrina caiu por volta das 13h24 de sábado na Rua Nicarágua, na altura do cruzamento com a rua Capitão José da Silva Sobrinho, bairro Bacacheri, em Curitiba. A queda aconteceu menos de um minuto após o monomotor decolar do Aeroporto Bacacheri. Com o impacto da queda, o avião pegou fogo.

O piloto e o co-piloto morreram carbonizados. Outros dois ocupantes do Cessna modelo 177, prefixo PT-DLA, foram levados para o Hospital do Trabalhador e Hospital Evangélico. Um deles estava em estado gravíssimo e outro sofreu ferimentos considerados leves, a ponto de conseguir deixar a aeronave a pé pouco antes do fogo tomar conta da aeronave.

Informações não oficiais dão conta de que o nome do piloto é Cleber Luciano Gomes e de que um dos ocupantes é Sílvio Roberto Romanelli, sobrinho do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli. Familiares de Romanelli chegaram a ir até o local do acidente para buscar informações. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Evangélico, Sílvio corria risco de morte. O monomotor iria até Londrina, norte do Estado e chegaria por volta das 15h. O proprietário da aeronave é da região.

A área continuou isolada, aguardando a chegada do 5.º Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (5º Seripa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu de Canoas (RS) para Curitiba a fim de apurar as causas da tragédia. A equipe chegou ao local pouco mais das 18h e realizou o recolhimento dos destroços.

Suspeita-se de que a causa do acidente foi uma falha mecânica. Segundo o Tenente Coronel do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) Marcos Antônio de Santos, que participou do isolamento do local, as investigações têm prazo de três meses para serem concluídas.

“A decolagem é um dos momentos mais críticos do voo. Provavelmente foi algo no motor, pois nem deu tempo de qualquer comunicação com a torre de controle que havia autorizado a decolagem minutos antes”, explicou.Santos disse ainda que o avião deve ter se percorrido uma distância de 1,5 mil metros, já que partiu da cabeceira mais distante do Aeroporto Bacacheri, em relação à rua Nicarágua, que fica localizada para o lado do bairro Bairro Alto.

O acidente poderia ter sido ainda maior, uma vez que caiu próximo de um local que vende fogos de artifícios. Parte da asa atingiu uma casa próxima do Moinho Curitibano, mas ninguém se feriu, embora a porta da sala tenha ficado bloqueada até a equipe dos bombeiros removê-la. Na residência havia duas mulheres e uma criança.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook