Unidades de saúde

Segunda-feira começa a campanha de vacinação contra hepatite A

A partir da próxima segunda-feira (1°), as 109 unidades de saúde de Curitiba passam a ofertar a vacina contra hepatite A. Poderão ser imunizadas na rede pública municipal crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses. O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% desse público, que é formado por 23.605  crianças.

A faixa etária para a imunização foi determinada pelo Ministério da Saúde com base em estudos segundo os quais crianças dessa idade ficam mais expostas ao contágio do vírus, que é transmitido via oral ou fecal. As demais crianças só serão vacinadas caso estejam realizando tratamento de saúde e recebam indicação médica.

Não há tratamento específico para a hepatite A e a recuperação pode levar semanas ou meses. A terapia é baseada no equilíbrio nutricional adequado, incluindo reposição de líquidos eliminados na diarreia e vômito. “Crianças dessa idade costumam brincar no chão e levar as mãos à boca, muitas vezes contaminadas. A população mais atingida é aquela que vive em condições precárias de saneamento básico”, explica a diretora de Epidemiologia da secretaria, Juliane Oliveira.

A vacina será oferecida em dose única e a proteção é permanente. Com a inclusão desta vacina, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer 14 vacinas e todas as imunizações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “É fundamental que os pais levem a carteirinha de vacinação da criança. Se alguma imunização estiver desatualizada, ela poderá ser colocada em dia”, ressalta Juliane.

Hepatite

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta uma queda na ocorrência de hepatite A desde 2006. Nos últimos sete anos foram registrados cerca de 151 mil casos da infecção no País. Em Curitiba, nesse período foram 346 casos. “O baixo índice em Curitiba decorre das condições de saneamento, em geral boas na capital”, diz Juliane.

A expectativa do Ministério é que haverá redução de 64% nos casos de hepatite A com a inserção da vacina no calendário vacinal.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook